“Univer-Cidade” debate a questão ambiental

Foto de Focas na Rede.

Com o tema “CinE(duc)Ação”, foi realizado o último encontro do ciclo de palestras promovido pelo “Univer-Cidade”, projeto comemorativo dos 20 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uniso. O evento debateu a questão ambiental, relacionada ao problema do lixo, a partir da exibição de trechos de filmes que abordam essa temática, para um público formado em sua maioria por professores da rede municipal de ensino.

Foto de Focas na Rede.

O evento, realizado no Auditório Salomão Pavlovsky, no dia 20, teve a abertura do Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada, com apresentação de “Gags circenses”, que agradou o público presente. Na sequência, o primeiro palestrante, professor Helio Hintze, da Universidade de Piracicaba (Unimep), fez um breve relato da questão ambiental, ressaltando a questão do lixo e o problema da “ cultura do descarte”.

Foram exibidos os filmes e documentários “Ilha das Flores”, “Estamira”, “Lixo Extraordinário”, “História das Coisas” e, por fim, “Obsolescência Programa”, com o intuito de sensibilizar o público por meio das imagens. “Embora os textos produzidos sobre o tema sejam muito bons, as imagens servem como ferramentas para se trabalhar com os alunos”, disse o professor Helio Hintze.

Para a professora Maria Alzira Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso (PPGE), o uso da linguagem do cinema pode ajudar professores a cumprir a função social de educar. “A associação do cinema com a questão do meio ambiente, da sustentabilidade, dos hábitos, das concepções das pessoas a respeito do lixo e preservação, serve para discussão de como a educação pode aproveitar e debater essa temática tão importante e relevante para a sociedade, principalmente nesse período em que estamos vivendo”, disse a professora.

Foto de Focas na Rede.

O ciclo de palestras é uma ação cultural desenvolvida pelo projeto Univer-Cidade, que tem como objetivo aproximar ainda mais a comunidade da Uniso, por meio da divulgação dos conhecimentos produzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. O projeto tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso.

Segundo a professora Alda Romaguera, do PPGE, embora o ciclo de palestras tenha se encerrado, o projeto terá continuidade. Uma das ações previstas é a publicação de um livro sobre os encontros.

Texto: Fernando Ramirez (AgênciaJOR/Uniso)

Fotos: Assecom