Uncategorized

Carlos Pronzato lança documentário na Uniso

 O cineasta Carlos Pronzato apresenta, na próxima terça-feira, 22, o documentário “A escola toma partido”, na Universidade de Sorocaba (Uniso).  Argentino-brasileiro, Pronzato assina o documentário “Acabou a paz, isto aqui vai virar o Chile, escolas ocupadas em São Paulo”.  O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), acontece no auditório do Bloco C, às 15h, na Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi.
 O documentário “A escola toma partido” é uma resposta ao Projeto de Lei Escola Sem Partido, que pretende “eliminar a doutrinação da sala de aula”. Por meio dos depoimentos de educadores e especialistas, o documentário responde de maneira crítica ao Projeto de Lei do Senado n. 193 de 2016, de autoria do senador Magno Malta (PR/ES), expondo contradições e ameaças.
Sobre Carlos Pronzato – Poeta e cineasta, Pronzato se dedica a temas sociais e políticos. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e com o protagonismo popular. Em 2008, recebeu prêmio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), e em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini.
 Dentre seus mais de 50 documentários destacam-se “O Panelaço, a rebelião argentina”, “Bolívia, a guerra do gás”, “A Bahia de Euclides da Cunha”, “Buscando a Salvador Allende”, “Carabina M2, uma arma americana, Che na Bolívia”, “Madres de Plaza de Mayo, verdade, memória e justiça”, “Marighella, quem samba fica quem não samba vai embora”, “A Rebelião dos Pinguins, estudantes chilenos contra o sistema”, “Pinheirinho, tiraram minha casa, tiraram minha vida”, “Mapuches, um povo contra o Estado”, “A partir de Agora, as Jornadas de Junho 2013”, “Dívida Pública Brasileira, a Soberania na Corda Bamba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *