Uncategorized

Estudantes da UNISO trocam Carnaval por vigília espiritual

Jovens católicos acantonaram no salão da igreja Santa Rita, no bairro Vila Santana, em Sorocaba, para passar o Carnaval. O encontro foi marcado por cantos, danças, palestras, orações, momentos de reflexões e amizades. 
O Carnaval é tradicionalmente uma época marcada por muito agito, porém, existem aqueles que preferem um ambiente mais calmo, longe de toda folia. A vigília teve início na noite de segunda-feira (27) e pelo menos 47 pessoas, de de 14 a 30 anos, participaram desse evento.
Organizadora da vigília recebendo os participantes
Anna Laura Rodrigues Alba (18), organizadora do evento, explica que o tempo para formalizar o tema “Deus, nós e nossa família” e planejar a decoração, reflexões, dinâmicas e palestras foi de dois meses.
A aluna do curso de Educação Física do quarto semestre da Uniso, Isabel Cristina Dias Canaveze (20), mesmo sendo a quinta vigília que participa, não cria expectativa, pois diz gostar de ser surpreendida. “Vigília significa vigiar. No Carnaval nós vigiamos, permanecemos acordados orando pelas pessoas que curtem na rua. Para mim, é um momento de vigia pessoal também. Nessa noite, busco estar em sintonia com Deus e com a minha consciência. Faço um exame de mim mesma, reflito principalmente sobre as coisas erradas que fiz buscando encontrar onde posso melhorar. Tem uma música que fala que Deus se faz pequeno pedaço de pão para se aproximar de nós e lá estava ele, dessa forma tão singela’’ afirma Isabel. 
O grupo de jovens JUF (Juventude Unida Franciscana) faz vigília de Carnaval desde o ano de 1983. Este ano o evento teve como tema “Deus, nós e nossa família’’ e, segundo um dos coordenadores do grupo, Alex Silva Ramos (26), que cursa o décimo semestre de Engenharia de produção na Uniso, o objetivo é que todos sejam capazes de aplicar o que foi visto durante a vigília em suas vidas fora da igreja.
Momento pré vigília
Bruna Aparecida Marques, (21), aluna do quinto semestre de Engenharia de alimentos da Uniso, participou pela terceira vez do evento, e comenta que o principal objetivo é se manter acordada e fortalecer seu espírito. ‘’Tudo é muito animado, o que eu adoro, procuro sempre lugares onde sei que posso encontrar alegria e não ser julgada por ser assim’’, conta a aluna.O grupo de jovens tem vários eventos durante o ano, mas esse é sempre um dos mais aguardados pelos participantes, assim como é para a estudante do quarto semestre do curso Administração da Uniso, Nicoli Daldon Tomazella (22), que participa todo ano da vigília de Carnaval e também já participou de retiros. “A vigília é um momento de reflexão, coloco tudo que está em minha cabeça a prova, nas mãos do Pai, saio renovada, é o dia que mais espero. Eu sempre espero ser surpreendida por Deus, e sempre acontece, é incrível. Ainda mais quando os meus pais me incentivam muito a participar, eles sempre me levam pra perto de Deus, em todos os sentidos e maneiras’’, afirmou. 
Católicos louvando a Jesus

Texto: Maria Verônica Alves/AgênciaJor 
Foto:  Danielle Urban 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *