Gestão de Inovação é tema da primeira palestra do Esquenta

A palestra sobre Gestão da Inovação foi a primeira da programação do Esquenta, eventos dos cursos de Comunicação, da Universidade de Sorocaba (Uniso), no último dia 7, ministrada pelo gerente de inovação no GSS Walmart em Porto Alegre, Guilherme Lacerda Bruns, no auditório central da Cidade Universitária.
O Esquenta é um evento realizado pela coordenadoria dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e de Jornalismo, em que profissionais da área promovem palestras e workshops sobre o mercado de trabalho.
 O prêmio sendo entregue ao representante do grupo ganhador
Na palestra, Guilherme contou rapidamente sobre sua experiência profissional de mais de 25 anos e deixou alguns pontos de reflexão para os alunos. “Aonde você quer chegar? Qual é o seu objetivo?”, repetia Guilherme. Sempre buscando interagir com a plateia, ele fazia perguntas e pedia às pessoas para lhe responderem ao microfone. O palestrante fez uma dinâmica com os alunos presentes: pediu que eles se dividissem em grupos de três e que, juntos, pensassem em uma forma de inovar o ambiente de trabalho mostrado em uma foto. O melhor grupo dentre todos os que apresentaram suas ideias ganhou um livro.
O grupo ganhador foi representado pelo aluno do curso de Relações Públicas da Uniso, Raian Campos, de 18 anos. Raian conta que o grupo desenvolveu várias ideias, mas achou melhor apresentar uma que tratasse da inovação das cores no ambiente de trabalho. “Fiquei emocionado porque coleciono livros!”, comentou Raian. A ideia de mudar as cores das paredes também foi abordada pelo grupo da aluna de Relações Públicas, Estefânea Soares, de 20 anos. Ela disse que a maioria dos lugares usa muito a cor cinza e isso acaba deixando o ambiente mais triste. Mas se as paredes fossem mais coloridas e com frases motivacionais, acabaria deixando os funcionários mais produtivos. “Seria um ambiente feliz”, completou Estefânia.
 Guilherme Bruns orientando os grupos e conhecendo as ideias de inovação
O palestrante disse que sempre procura tirar a plateia da zona de conforto e que seu objetivo é fazer com que as pessoas compreendam a mensagem que ele quis passar durante a palestra. Guilherme contou também que as inovações e planejamentos devem ser aplicados não só na época acadêmica ou no meio coorporativo, mas sim, na vida como um todo. “É uma jornada. Não é um negócio para o dia. É para a vida.”, finalizou Guilherme.
 Guilherme e Raian, o aluno premiado com o livro Sonho Grande

Palestrante falando sobre os principais inovadores da história

Texto: Heloiza Peixoto/AgênciaJor
Foto:  Maria Verônica Alves/AgênciaJor