Alunos do curso de Comunicação visitam exposições em São Paulo

Alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade visitaram o Museu do futebol e a mostra “Silvio Santos vem aí”!, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A excursão aconteceu no dia 7 de março, na sequência à Semana do Esquenta 2017.
A primeira visita foi ao Museu do Futebol, instalado no interior do Estádio do Pacaembu em São Paulo. Iniciando o tour pelo museu, os alunos foram recepcionados por uma educadora do estádio, que contou uma breve história do futebol e sua importância. A mostra do museu foi inaugurada em 2008 e não tem previsão de terminar. Apenas nos dias de jogos o museu é fechado para proteção e conservação da exposição. O museu conta com 16 salas, cada uma com imagens e vídeos dos jogadores e suas trajetórias no mundo do futebol.
 Aluno Mateus Henrique no Museu do Futebol
O estudante do primeiro semestre de Jornalismo da Uniso, Mateus Henrique Gonçalves, 17, comenta que fazia algum tempo que gostaria de visitar o Museu do Futebol e que o passeio o surpreendeu. Seu time de coração representa a cidade em que reside, o XV de Piracicaba, e que também torce para o São Paulo. Conta ainda que, desde os oito anos, seu pai o levava para passear no estádio de futebol de sua cidade, que frequenta até hoje. “Meu avô era corintiano. Quando assisti o jogo entre Corinthians e São Paulo, eu disse seria torcedor eterno do time que vencesse, […] e nunca mais parei de torcer”.
Maria Maia da Cruz Clarke, 47, estudante do primeiro semestre de Jornalismo da Uniso, declara que nunca teve interesse por futebol, apenas acompanha em época de Copa do Mundo. Começou a se interessar por conta do filho, que hoje treina futebol. “Não imaginava que a história do futebol brasileiro pudesse ser tão maravilhosa e, ao mesmo tempo, triste, como foi, com relação aos negros, pobres e às mulheres, pois somos conhecidos como o país do futebol”.

Exposição Silvio Santos vem aí!

A segunda visita foi ao Museu da Imagem e do Som, à exposição “Silvio Santos vem aí!”, em homenagem ao dono do SBT, um dos maiores comunicadores do Brasil.
A exposição ficou em cartaz por 3 meses, com curadoria de André Sturm, e foi montada em ordem cronológica, ocupando dois andares divididos em 30 áreas e uma média 400 produtos, entre fotos, objetos e vídeos que remetem à história e a curiosidades sobre a vida de Silvio Santos.
 Bárbara, aluna do curso de Jornalismo (Foto:Giúlia Henriane)
Alexandre Meiken, 18, aluno do primeiro semestre de Jornalismo, conta que foi muito divertido e que ficou surpreso com a parte interativa do Museu, que possibilita ao visitante se ver do próprio programa apresentado por Silvio Santos. Acredita que a exposição estimula a pesquisa sobre a história dos objeto exibidos, despertando curiosidade, que é uma das características do profissional de Jornalismo. “Como jornalista, acredito que seja de grande importância saber sobre a história de Silvio Santos, porque ele é uma referência como comunicador e quando se conhece o passado, é possível entender como era a comunicação na tv em termos de equipamentos, transmissão e público”, afirma o aluno.
Barbara Brisolla Ferreira, 20, estudante do terceiro semestre de Jornalismo, conta que foi uma experiência única e proveitosa, pois conheceu lugares, histórias e fez amigos. “Achei muito interessante ambas exposições valorizarem o papel do jornalista, pois nós não só levamos a notícia, mas também somos parte dessa história. Tive ainda mais certeza do que quero pra minha vida”, conclui.
 Alunos do Curso de Comunicação da Uniso
Texto e Fotos: Cléo Nunes/AgênciaJor