Colégio Dom Aguirre comemora 33 anos em Sorocaba

Com um clima festivo, o Colégio Dom Aguirre comemorou seus 33 anos de implantação. O evento foi realizado no dia 06 de maio, no ginásio do próprio colégio. Foi a primeira vez que o aniversário foi celebrado de portas abertas para a comunidade. Além de pais, alunos e professores, visitantes prestigiaram a comemoração, que coincide com o aniversário do patrono do colégio e primeiro Bispo de Sorocaba, Dom José Carlos de Aguirre.
Uma exposição feita por alunos mostrava em cronologia a vida do Bispo, contextualizada com outros acontecimentos da época. Alunas apresentaram uma coreografia com bandeiras na abertura do evento, e logo após cantaram o hino nacional e o hino do colégio, como abertura solene. Havia barracas beneficentes para a venda de comidas e bebidas e alunos do Ensino Médio arrecadavam fundos para formatura, ao som de bandas compostas por alunos e professores.
 Exposição em homenagem ao Dom Aguirre
O diretor do colégio Dom Aguirre, José Martins da Rocha, assumiu o cargo em 2010, mas trabalha na instituição há 22 anos. Democracia e diálogo são lemas e, para o diretor, educar nesse sentido exige mais do que transmitir conhecimento. “Educação é um exercício e o Patrono serve para nós como inspiração no sentido de sempre buscar um diálogo, de não ser radical, ensinar os alunos a aceitar o diferente, perceber que a liberdade dele depende do outro”. Abrir o colégio para todos comemorarem o dia do patrono e o aniversário do colégio também foi uma forma de incentivar a democracia e o diálogo, segundo o diretor.
Fabiane D. M. Batista, 34, tem duas filhas matriculadas no colégio e fala da importância de participar deste dia. “É um momento de a gente participar e se integrar com funcionários e professores, porque no dia a dia é muita correria, não dá tempo de participar da vivência do colégio”. Alguns pais de alunos recém-matriculados enfatizaram a importância da comemoração aberta para a socialização. “É muito legal conhecer outros professores que fazem parte da rotina diária. Convidei amigos que talvez venham também, acho interessante essa parte social”, diz Sonia Boselli.
O professor Rafael Poveda leciona matemática no Ensino Fundamental e Médio, e ajudou na organização das bandas. Ele também é integrante da Masters of the Cine. “Adoro música e gosto muito de estar com a garotada. Sempre participo com eles da mostra Dom, apresentando rock”.
O ex-aluno do Dom Aguirre e estudante de Psicologia na Uniso, Matheus de Lima, recebeu o convite do professor Rafael Poveda para tocar teclado. Com um repertório do grupo ABBA, o grupo se apresentou pela primeira vez.
 Barracas beneficentes no pátio do colégio
O Dom Aguirre incentiva a formação musical e artística dos alunos. Exemplo disso é a banda Filhos de Marte, composta por estudantes do Colégio. “A banda se formou na escola, a primeira vez que tocamos juntos foi no Sarau de Arte e Cidadania, mas já tocamos no Sesc e fizemos um acústico no parque Campolim também. Eu entrei como baixista, logo começamos a compor nossas músicas. A banda sempre tenta tocar alguns covers também, mas nosso foco são nossas próprias autorias, inclusive estamos para lançar um single que se chamará “Bicho Papão”, comenta Sthefani Caroline, 17, estudante do terceiro ano do Ensino Médio.
Isabela Lorena de Souza, 17, também estudante do terceiro ano, fala sobre a importância de se realizar um evento aberto. “Acho sensacional porque existe um preconceito de que o pessoal de escola particular é muito chato e fechado. Eu mesma pensava assim antes de estudar aqui. Com essa interação, as pessoas podem ver os projetos que fazemos, podem trocar essas informações”.
 Banda “Filhos de Marte” se apresentou na comemoração
Texto: Camila Sales, Pâmela Ramos /Agência Jor