Moda realiza desfile com referências góticas e renascentistas

Os alunos do primeiro semestre do curso de Moda da Universidade de Sorocaba (Uniso) organizaram um desfile de adornos para a cabeça, de inspiração gótica e renascentista O projeto foi desenvolvido nas disciplinas Conexões entre Corpo Arte e Moda, Construção Experimental em Moda e Desenho Básico, ministradas pelas professoras Laura de Mello Mattos Anacleto, Celina Favero Catarine e Lucia Castanho de Barros Rampini. O desfile aconteceu no dia 15 de maio, no intervalo do período da manhã, entre os blocos A e B.
 Alunos exibindo adornos para a cabeça no desfile
Cada disciplina teve uma contribuição no processo de criação dos adornos. Com a professora Laura Mattos, os alunos selecionaram obras de arte para fazer uma réplica em fotos, que foram apresentadas em uma exposição. A partir desse trabalho, escolheram elementos para a criação dos adornos. Já com a orientação da professora Lucia Castanho, fizeram o desenho e, com professora Celina Favero Catarine, pesquisaram materiais e executaram o produto.

A criação era livre, conceitual, sem preocupação com a funcionalidade de cada adorno, devendo apenas fazer referência às artes renascentista e gótica. Para fundamentar esse processo, os estudantes pesquisaram elementos sobre a história da indumentária, história social por meio das pinturas e moda e sociedade.
A professora Celina Favero Catarine, 44, comenta que o projeto, ao propor a elaboração de adornos e não de roupas, foi concebido de forma a propiciar aos estudantes o primeiro passo na criação de moda, de acordo com seu nível de formação. “O mais prazeroso para o docente é ver as disciplinas se integrando e a compreensão do aluno sobre aquele projeto se concretizar”, afirma.
 Aluna do curso de Modas desfilando

Texto e fotos: Camila de Salles/AgênciaJor