Estudantes do Colégio Dom Aguirre simulam conferência da ONU

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Dom Aguirre participaram de uma simulação de conferência da ONU para debater questões políticas da atualidade. O evento, intitulado DAMUN (remente às iniciais do Colégio D e A, incorporadas à sigla em inglês MUN, Model United Nations), é realizado nos moldes das conferências da ONU (Organização das Nações Unidas). O DAMUN, realizado pelo segundo ano, é uma simulação entre os alunos em que cada integrante representa um país membros da ONU, defendendo os interesses de sua nação. O Colégio recebeu o professor Fábio Betioli Conte, Geógrafo com Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela USP, trazendo como tema para os alunos “Globalização financeira”. As conferências aconteceram nos dias 27,28 e 29 de junho.
 Professor Fábio Betioli Conte, palestrante convidado
Para a simulação, foram formados dois comitês de debates: CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas) com os temas: Guerra na Síria; Desarmamento Nuclear; Coreia do Norte, e o CDH (Conselho de Direitos Humanos) com os temas: Refugiados; Questão da Mulher no Mundo; Eleições nos EUA e França. Mara Kitamura, 47, professora de Geografia e orientadora desse projeto, comenta que a simulação é um convite para os alunos se dedicarem a assuntos de interesse do país e para desenvolverem habilidades de cooperação e de diplomacia. “Os alunos aprendem pesquisando. É uma forma diferente de estudar”, relata Mara.
A ex-aluna e estudante de Odontologia, Mi- Hwa Theresa Garcia, 17, participou como aluna na primeira edição em 2016 do DAMUN e hoje é uma das organizadoras do projeto. “Para o aluno, é uma forma de aprender fora da sala de aula, com iniciativa própria, aprendendo mais da geopolítica, aumentando seu conhecimento”, conclui.
Gustavo Munhoz Guarnieri,17, aluno do terceiro ano do Ensino Médio conta que a simulação exige muito estudo e que o debate é para aperfeiçoar o conhecimento dos alunos. Comenta ainda que se inscreveu para participar da simulação para enfrentar novos desafios: “Esse projeto fez com que eu mudasse minha opção de carreira em Ciências Exatas para Relações Internacionais”, conta.
 Comitê do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Comitê do Conselho dos Direitos Humanos