Universidade de Sorocaba amplia câmpus

As obras, iniciadas há cerca de 90 dias na Cidade Universitária, na Universidade de Sorocaba (Uniso) têm como objetivo proporcionar melhorias e ampliação da infraestrutura, segundo o Reitor, professor Fernando Del Fiol.
Para Del Fiol, as obras devem acompanhar o crescimento da universidade, já que elas fazem parte do plano diretor. Conforme aumento o número de alunos, é necessário também investir no desenvolvimento físico da instituição.
O Reitor explica que o projeto de uma universidade não é algo para um prazo de dez anos, tendo em vista a história de universidades centenárias pelo mundo. Dessa forma, os investimentos nas construções e na infraestrutura servem para tornar o câmpus de fato uma cidade universitária, proporcionando também maior vivência acadêmica para os estudantes.
Dessa forma, o laboratório de Odontologia servirá para atender às demandas dos estudantes da área. Del Fiol explica que, devido ao curso ainda ser novo e estar na primeira turma, em breve, necessitará de laboratórios e clínicas.
O prédio, que terá cerca de 2.500 metros quadrados, abrigará cerca de 80 consultórios, duas clínicas odontológicas, além das salas de cirurgia, radiografia e consultórios específicos voltados a área de odontologia. O local comportará também laboratórios de pesquisa para outros pesquisadores da universidade, explica o Reitor.
Em relação ao campo de society, Del Fiol comenta que, após a construção das quadras de futsal e de areia, ainda havia um espaço que poderia ser aproveitado para a prática esportiva, nascendo, assim, esse novo projeto.
Para o presidente da Associação Atlética Acadêmica Geral Uniso – Os Araras, Júlio Felipe Soares, 33, estudante do décimo semestre do curso de Engenharia Civil, a construção desse campo é importante, pois permitirá um contato maior com o esporte e, consequentemente, atrair mais estudantes para integrar a atlética.
Para ele, essa aproximação permite que os alunos tenham maior vivência acadêmica, além da conexão com o esporte. Para a vice-presidente da atlética, Julianne Naomi, 22, estudante de Arquitetura e Urbanismo, “a principal missão da atlética é integrar todos os alunos”.
Segundo o Reitor, o campo está “praticamente pronto”, e será entregue em breve. Já o laboratório, deverá ser concluído na metade de 2018. Depois disso, outras obras já estão sendo planejadas. Del Fiol explica que o plano diretor da universidade inclui um complexo esportivo — com piscina, pista de atletismo, um campo oficial de futebol, arquibancadas —, um anfiteatro, centro de convenções e uma capela ecumênica.
 Campo de society que esta sendo construído está em fase final.

Texto e fotos: Vinicius de Paula/AgênciaJor