Uniso recebe ex-ministro da Previdência Social em palestra

A Previdência Social na atualidade foi o tema da palestra do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, organizada pelo Centro Acadêmico de História da Universidade de Sorocaba (Uniso). O evento teve a presença de alunos de vários cursos, no câmpus Trujilo, no último dia 31.
Carlos Gabas dividiu o microfone com a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), Maria Izabel Azevedo Noronha. É importante discutir a Previdência Social, pois é uma política que alcança todas as camadas da sociedade, defende o ex-ministro: “O jovem tem a característica da imprevidência, de pensar que não deve se preocupar com isso agora, só no futuro. Mas as pessoas precisam ser capazes de manter um sistema de segurança que as proteja no futuro, porque um dia todo mundo vai precisar dele”.
Carlos Gabas, que foi Ministro da Previdência Social de 2010 a 2011, e novamente em 2015, ressalta a importância do diálogo: “O conjunto de reformas é baseado em um projeto de país do governo. Por isso, nós entendemos que é importante o jovem participar do debate, para a gente entender qual é a melhor visão de país”, conta.
Carlos Gabas e Maria Isabel Azevedo Noronha “Bebel”
Atuando no Ministério da Previdência Social desde 2005, Gabas usa da experiência na área para afirmar que a crise na previdência é conjuntural, não estrutural. A atribuição de despesas que não fazem parte da seguridade (saúde, previdência e assistência social), como despesas com servidores públicos e militares, somada ao alto índice de desemprego, são os causadores da crise na previdência.
Gabas também defende a reforma tributária, a individualização das leis da previdência, baseada na expectativa de vida do profissional de cada área de trabalho, e argumenta que a reforma é antidemocrática.
DEBATE ACALORADO
Em seu pronunciamento, a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), Maria Izabel Azevedo Noronha, fez críticas ao presidente Michel Temer, que resultou em aplausos e manifestações de apoio de uma parte do público. No entanto, outra parcela dos presentes sentiu-se incomodada. Um aluno interrompeu o discurso da presidenta para reclamar que o assunto deixara de ser previdência social, recebendo aplausos e manifestações positivas de outra parte dos alunos que assistiam à palestra.
“Quem promove o debate com pontos de vistas diferentes, geralmente, são alunos de outros cursos, que recebem informação por fontes como, por exemplo, a televisão, então é importante que eles tenham acesso a esse tipo de informação também”, comenta Julia Letícia Amaral, aluna do 4º semestre de História e integrante do Centro Acadêmico do curso.

Uma das organizadoras da palestra, ela conta que o intuito é trazer a discussão da Previdência Social para a universidade: “Como grande parte do câmpus Trujilo é composta por alunos de Licenciaturas, também convidamos Maria Izabel Azevedo Noronha, pois, como presidenta da APEOESP, ela pode fazer essa ponte entre a Previdência Social e como isso afeta os profissionais da área da educação”, conclui.
HOMENAGENS
Ao encerrarem o espaço de tempo dedicado às perguntas do público aos palestrantes, a vereadora Iara Bernardi e o Secretário de Cultura e Turismo, Glauber Piva, realizaram uma homenagem aos convidados, que receberam o título de cidadania sorocabana.
 Gabas recebendo de Iara Bernardi o título de cidadão emérito sorocabano
Bebel recebendo de Glauber Piva o título de cidadã emérita sorocabana
Texto e fotos: Matheus Piccinin/AgênciaJor