Alunos de Medicina Veterinária participam do Estimacão

O Estimacão 2017, evento realizado pela Tv Tem, destinado a animais de estimação teve apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso). Estudantes do curso de Medicina Veterinária estiveram no local com um estande de serviços, como avaliação clínica, limpeza de ouvido e orientação sobre posse responsável.
O evento aconteceu no dia 27 agosto, na Praça de Eventos de Votorantim (SP), e proporcionou a interação entre os estudantes e animais e proprietários, fora da universidade. O grupo de alunos deu orientações sobre cuidados, como quando se adota um animal, até como lidar com casos de infestação de parasitas.
A aluna Helen Darros, do quarto semestre de Medicina Veterinária, descreveu a participação no evento. “Como estudante, esse contato com o animal e o proprietário é muito enriquecedor, traz um pouco do que será meu dia a dia no futuro. Sem contar que me diverti muito com a experiência e fiquei ainda mais apaixonada pela profissão”.
Os atendimentos foram supervisionados por professores e organizados para que os alunos de diferentes semestres pudessem participar. Os estudantes foram divididos em equipes, em que cada uma ficou responsável por um atendimento.
Para Izabella Alves Delfino, aluna do quarto semestre, ter participado do Estimacão foi muito produtivo. “Ao mesmo tempo em que passava as informações para os proprietários, acabava aprendendo bastante com os outros alunos.”
A professora e coordenadora do curso, Ana Carolina Porto, explica como é importante para os alunos a participação em eventos como esse. “É diferente quando eles saem de dentro da universidade e vão prestar esse tipo de assistência”. Ela comenta que o contato com as pessoas e com os animais melhora a desenvoltura do estudante, além de treinar o senso de responsabilidade, pois muitos animais chegavam debilitados. ”Nós temos um ganho muito grande com esse tipo de evento”, diz ela.
Sobre a organização do evento, a aluna Helen e a professora Ana Carolina fizeram elogios. “Somos privilegiados por ter um evento como esse em nossa região , tivemos uma boa estrutura. Eventos como esse são importantes na sociedade, pois quanto mais perto estivermos dela mais podemos ajudar”, comenta a aluna.
“Foi a primeira vez que participei do Estimacão, achei que o evento foi muito bem organizado e espero que nós possamos participar de outros como esse”, complementa a professora.
O Estimacão é um evento gratuito que acontece uma vez por ano em Sorocaba e região.
 Aluna Helen prestando atendimento

Texto: Sara Fonseca/AgênciaJor