Sustentabilidade abre primeira Semana de Biologia da Uniso

Organizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Sorocaba (Uniso), a primeira semana de Biologia trouxe como primeiro tema a sustentabilidade. O assunto foi abordado por Marcos Poiato, sócio proprietário de uma empresa especializada em resíduos de cigarro. O convidado definiu o conceito de sustentabilidade e falou sobre o papel do homem no meio ambiente, além dos impactos que o cigarro e seu descarte incorreto podem trazer para o futuro. Poiato explicou sobre o processo de reciclagem das bitucas de cigarro, desde a coleta até o processo final.
O palestrante espera que esse tema seja cada vez mais debatido nas universidades. “Com o crescimento populacional, esses impactos socioambientais só vão crescer, por isso, é importante a participação de todos na melhoria de nossa qualidade de vida”, diz Poiato.
A aluna Jaqueline Viega, do segundo semestre de Ciências Biológicas, se diz incomodada com o fato das pessoas não encararem a bituca como lixo e que, por falta de educação, acabam jogando-as no chão. Para ela, a palestra abordou uma alternativa interessante para solucionar o problema. “Fico feliz em saber que existe um destino sustentável para isso”, contou.
A primeira Semana de Biologia foi organizada por alunos que sentiram a necessidade de ter uma semana especialmente para o curso. O evento aconteceu de 4 a 6 de setembro, próximo ao Dia do Biólogo, comemorado no dia 3, com palestras e minicursos. Orlando Bozzoni Vetorazzo, aluno do sexto semestre e um dos organizadores, falou dos desafios e da importância dessa semana. “Com esse evento espero que aumente a visibilidade do curso dentro e fora da universidade, e que as palestras e cursos abram um leque de opções profissionais para os alunos”, finaliza.
 Aluno Orlando entregando uma lembrança para o palestrante
Texto e fotos: Sara Fonseca/AgênciaJor