Campanha “Meias do Bem” é lançada na Uniso

Está em andamento na Universidade de Sorocaba (Uniso) a campanha“Meias do Bem”. O objetivo é arrecadar meias usadas para transformá-las  em cobertores e doá-los a ONGs que ajudam moradores de rua. A campanha foi lançada no dia 25 de setembro, na Cidade Universitária, dentro Semana de Comunicação, organizada por alunas de Design de Moda, com assessoria da Coordenadora de Jornalismo,professora Andrea Sanhudo.

A campanha faz parte de uma ação solidária, criada em 2013 pela empresa Pucket,e tem postos de arrecadação em todo o Brasil.
As alunas Gloria Riscal, Márcia Rosa e Bianca Sanches, do último semestre do curso de Design de Moda, precisavam desenvolver um projeto sustentável para a disciplina Design Social,ministrada pela professora Angela Ramos, e tiveram a ideia de promover essa ação, que une moda e sustentabilidade.
 Meias se transformam em cobertor

Gloria Riscal, que fez um levantamento da quantidade de alunos matriculados na universidade, espera que o projeto ajude muitas pessoas em situação de risco. “Nossa expectativa é que todos os alunos participem da campanha e envolvam seus familiares, para que possamos ajudar essas pessoas”, comenta.

Desde o início do projeto, a Pucket já reciclou 600 mil pares de meias e doou 15 mil cobertores. Além de ajudar pessoas carentes, a campanha contribui com o meio ambiente: foram recicladas mais de 15 toneladas de resíduos têxteis e economizados 45 milhões de litros de água, segundo dados da empresa.
Como funciona a Campanha
A cada 40 pares de meias é produzido um cobertor e um par de meias novas. Foram montados pontos de arrecadação na Uniso e Colégio Dom Aguirre. Na Cidade Universitária, as caixas estão na Agência de Jornalismo, primeiro andar do Bloco B e no Colégio no pátio azul.
Depois de cheias, as caixas serão retiradas pela própria Pucket e as meias serão levadas para fábrica, onde passam por um processo de reciclagem.
Os cobertores retornarão para a Universidade, para que sejam doados – a instituições ou beneficiários ,onde será definido quem recebera doação.
 Apresentação da Campanha “Meias do Bem”

Texto e fotos: Sara Fonseca/AgênciaJor