Estudantes estão entre finalistas do 17º Prêmio de Direitos Humanos

As estudantes de Jornalismo Beatriz Oliveira Ferraz (Agência de Jornalismo/Uniso), do 4º período, e Bruna Emy Camargo (Diário de Sorocaba), do 6º período, estão entre os finalistas do 17° Prêmio Jornalístico ASI/SCHAEFFLER de Direitos Humanos, na categoria estudante troféu “Paulo Fleury”. Na mesma categoria, concorre ainda Esdras Felipe Pereira (Portal da Prefeitura de Sorocaba), egresso do curso em 2016, e vencedor da categoria na 16ª edição do prêmio, com reportagem produzida em parceria com a Agência de Jornalismo/Uniso e jornal Cruzeiro do Sul. As reportagens desenvolvidas pelos estudantes foram publicadas durante o período de agosto de 2016 a setembro de 2017, enquanto estagiários.
O prêmio é uma tradição e o mais importante na área do jornalismo em Sorocaba, promovido pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) e a empresa Schaeffler Brasil. Além da categoria estudante, instituído em 2011, a ASI premia também os profissionais da imprensa em mais cinco categorias. Entre os profissionais finalistas, cinco são egressos do curso de Jornalismo da Uniso.
A premiação é feita em dinheiro e troféu, e o vencedor de cada uma das seis categorias concorre ao prêmio especial que leva o nome do jornalista Tim Lopes, assassinado por traficantes no Rio de Janeiro. Em 2015, o troféu “Tim Lopes” ficou com Lucas Montenegro, que concorreu como estudante, com uma reportagem produzida pela Agência de Jornalismo/Uniso e veiculada no jornal Cruzeiro do Sul.
Pelo segundo ano consecutivo, a diretoria da ASI decidiu prestar uma homenagem ao jornalista e publicitário Rui Albuquerque, falecido em outubro de 2015. O troféu com seu nome é entregue a uma pessoa que tenha se destacado em sua atividade profissional na área da comunicação. O nome do homenageado será revelado no dia da entrega da premiação.
A classificação dos trabalhos será anunciada na cerimônia de entrega do “17° Prêmio Jornalístico ASI/SCHAEFFLER de Direitos Humanos”, que acontece em 28 de novembro, às 19h30, em Sessão Solene da Câmara Municipal de Sorocaba.

Bruna Emy Camargo

Beatriz Oliveira Ferraz

Confira os finalistas, em ordem alfabética, apontados pelas comissões julgadoras:

Jornalismo Impresso ou Eletrônico – Troféu “Vitor Cioffi de Luca”: Caio Gomes Silveira (G1), Mayara Correia (G1) e Priscila Fernandes (Cruzeiro do Sul);
Fotojornalismo – Troféu “Álvaro Zalla”: Erick Pinheiro (Cruzeiro do Sul), Fernando Rezende (Diário de Sorocaba) e Pedro Henrique Negrão (Cruzeiro do Sul);
Telejornalismo – Troféu “Marcos César”: Daniela Golfieri (TV TEM Sorocaba), Jota Abreu (TV Sorocaba – SBT); Rafael Fachin (TV TEM Sorocaba);
Reportagem Cinematográfica – Troféu “Freitas Júnior”: Nélio Trevisan (TV Tem Sorocaba), Fernando Bellon (TV Tem Sorocaba) e Witter Veloso (TV Tem Sorocaba);
Radiojornalismo – Troféu “Ulderico Amêndola”: André Fazano (Cruzeiro FM) e Oliveira Júnior (Cacique AM).

Texto: ASI –  Agência de Jornalismo/Uniso

Profa. Ma. Andrea Sanhudo Torres