Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade de Sorocaba realizaram uma campanha para conscientização sobre a febre amarela na manhã de terça-feira, dia 27 de março, entre o bloco B e C. A atividade contou com as orientações do professor Irineu Contini e foi desenvolvida para a

disciplina de Educação em Saúde.

O local foi ocupado por vários estandes montados pelos alunos, abordando diferentes tipos de conscientização sobre a febre amarela. Milena de Nascimento Vieira, aluna de Enfermagem, conta que quer conscientizar as pessoas de que o macaco não é transmissor da febre amarela para os humanos, já que também é vítima da doença. “O ciclo da febre amarela começa em áreas florestais e o macaco é apenas hospedeiro do vírus. Quem transmite o vírus para humanos, ou para outros macacos, é o mosquito”, explica Milena.
 Alunas de enfermagem apresentando a campanha
Para ajudar na conscientização de que os macacos não devem sofrer maus tratos pela falta de informação sobre a transmissão do vírus, o grupo fez um jogo onde deveriam acertar bolas em cestas, desviando das ilustrações de macacos, já que eles não devem ser agredidos. Em cada cesta continha perguntas sobre a febre amarela para os participantes da brincadeira responderem e aprenderem sobre o vírus e a sua contaminação.
Já sobre a prevenção da febre amarela, a estudante do terceiro semestre de fisioterapia, Larissa Azevedo, conta como é possível se prevenir da contaminação. “Há as vacinas e o repelente. A vacina existe em dose única, que só se toma uma vez na vida e em dose fracionada, que precisa ser repetida a cada dois anos. Já o repelente, deve se passar a cada três horas e, caso haja contato com água, passar novamente. Estamos falando sobre isso aqui para conseguirmos nos prevenir devidamente”.
Doação de sangue
 Demonstração de doação de sangue
Também havia a presença de campanhas para incentivar a doação de sangue em Sorocaba. “No Núcleo de Saúde, a doação está em falta, e é tão rápido e fácil! Nós temos aproximadamente cinco litros de sangue no n

osso corpo, e só doamos 450 mililitros, podendo salvar quatro vidas com essa quantidade de sangue que doamos”, contou Estefani de Almeida, estudante de Fisioterapia.

“Quem pode doar são pessoas de 16 a 69 anos, menores de 18 tem que estar com autorização do responsável. Acima de 60 anos só podem doar se a primeira doação foi antes de 60 anos. Não pode doar quem fez tatuagem recentemente, quem tem doenças infectocontagiosas e pessoas com HIV”,acrescenta Estefani.
Estudantes apresentando sobre a importância da doação de sangue

Texto e fotos: Anna Blancas/AgênciaJor

Um comentário sobre “Enfermagem e Fisioterapia realizam campanha para conscientização da febre amarela