“Uniso Ciência” é apresentado no 5° Edicc da Unicamp

O “Uniso Ciência”, programa multiplataforma de divulgação científica mantido pela Universidade de Sorocaba, foi apresentado no “5° Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura” (Edicc). Promovido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o evento foi realizado no último dia 24 de abril.

Além de palestras e oficinas, o evento contou com apresentações de trabalhos de divulgação cientifica. Nesta modalidade, os professores da Uniso, Guilherme Profeta e Marcel Stefano apresentaram o “Uniso Ciência” e o Grupo de Produção Experimental em Divulgação Científica (GpexDC-Uniso).
“A ideia de apresentar o Uniso Ciência no Edicc é porque ali é uma oportunidade de trocar experiência e também mostrar o que estamos fazendo” relatou o professor Marcel Stefano. “As pessoas ligadas ao jornalismo cientifico e à divulgação cientifica do Brasil todo vão ali mostrar os acertos e erros que acontecem nesse processo, porque ciência é justamente isso, trocar experiências e aprender com acertos e erros dos outros para poder avançar”.
 Professores e Alunos que representaram a Uniso no 5º Edicc
Além dos professores, um grupo de 14 alunos da Uniso participou do evento, como ouvinte. “Eu achei interessante a ideia de criar um evento voltado para a área científica, na qual todos podem participar, sejam eles discentes ou docentes”, disse Beatriz Negrini, 20 anos, aluna de Relações Públicas. “Acredito ser um evento extremamente importante para a minha formação, eu estou entrando agora nesse universo acadêmico, principalmente no quesito de divulgação cientifica, que é algo bem complexo”, falou Maiara Moreira, 24 anos, aluna do curso de Jornalismo e integrante do GpexDc-Uniso.
“A troca é proveitosa para todos os participantes, sem dúvidas. Nós temos acesso às boas experiências desenvolvidas por outras instituições e vice-versa. Nós aprendemos com as experiências uns dos outros, sem contar que desses eventos surgem contatos para possíveis colaborações”, explicou o professor Guilherme Profeta.
O Edicc contou com a participação de representantes de universidades de todo o país, mesmo que em sua maioria fossem professores, também havia vários alunos participando. “Projetos de extensão no geral são muito importantes para uma formação mais integral do profissional. Infelizmente, muitos alunos não se dão conta da riqueza de oportunidades que estão disponíveis na universidade, fora das salas de aulas, em que podem aprender tanto com os docentes quanto com os pares”, finalizou Profeta.
 Apresentando a Uniso para todos os participantes do 5 EDCC
Texto: Isa Feijó/AgênciaJor