Oficinas atraem alunos de teatro no último dia da Semana de Artes

A quinta edição da Semana de Artes da Uniso ofereceu no último dia 4, uma manhã com oficinas de teatro. O evento, ocorrido no auditório do Bloco C da Cidade Universitária, reuniu estudantes de diferentes períodos do curso de licenciatura em Teatro.

As duas oficinas oferecidas puderam estimular nos alunos perspectivas diferentes quanto ao teatro, com as quais eles não estavam habituados. “Pôde contribuir de várias maneiras, principalmente nessa questão de trazer uma visão diferente da que a gente aprende num teatro convencional”, considerou a a aluna do terceiro semestre, Heloísa Chirelli, de 24 anos.
Ela não conhecia o método, mas afirmou que a experiência ajudou na relação com a arte-educação, “que é o nosso foco nesse curso”, acrescentou a aluna sobre a primeira oficina, ministrada pelo ator, diretor e professor Guto Carvalho. A prática consistiu em dividir os alunos em grupos de duas ou três pessoas para prepararem uma encenação através da adaptação de um texto que não é do teatro, método desenvolvido por Stanislavski, segundo Guto.
Já a segunda oficina ficou por conta do arte-educador Lucas Rosa, que apostou nos jogos teatrais para ensinar e divertir os alunos. “Essas práticas são oriundas de uma metodologia de ensino de teatro que tem como premissa trabalhar a escuta, a presença e a relação com o outro”, explica Lucas sobre o método utilizado.

Ao final da primeira oficina, teve um bate papo com os alunos
A aluna Giovana Rodrigues, 21 anos, do quinto semestre, conta que apreciou muito o momento de interação, que lhe permitiu conhecer e trabalhar com alunos de outros períodos, e isso é uma coisa que ela julga importante para seu desenvolvimento profissional. “A formação do teatro aqui é para educação, é para a gente trabalhar em escolas, então, a partir do momento em que eu sair daqui, que eu for dar minha aula eu preciso de colaboração, preciso de um estado de troca mesmo com os alunos e acho que a oficina contribuiu bastante para isso.”
Tanto Guto quanto Lucas viram o retorno dos alunos em ambas as oficinas como algo extremamente positivo. Guto conta que não estava acostumado a trabalhar aquele método com alunos de graduação, mas que se surpreendeu com o resultado. Ele comenta também sobre a importância das práticas ocorridas naquela manhã. “O teatro é um mundo muito amplo, e tudo que eles conseguirem conhecer e passar vai ser importante para a carreira deles depois, seja como ator, diretor, como professor, como arte-educador”, ele explica.
A importância das relações interpessoais foi discutida durante a oficina

Texto e fotos:  Antony Isidoro/AgênciaJor