Cidade Universitária recebe 300 veículos durante o 2° Encontro de Clássicos na Uniso

Amantes do segmento automotivo e das relíquias sob rodas estiveram na Cidade Universitária para o 2° Encontro de Clássicos da Uniso, no último dia 16. Com cerca de 300 carros expostos, como Opala, Maverick, Corcel, Fusca, Plymouth e Cadillac, o evento contou ainda com bandas, stands de serviços, de produtos diversos e alimentação.

A segunda edição do encontro trouxe novidades, dessa vez com a presença de três bandas, sendo elas Black Time, Monoclub e Jack Dog Rock Band. Nos stands podiam ser encontrados desde miniaturas de carros, até tatuagem e corte de cabelo, teve também opções de food trucks, e a participação dos alunos de Gastronomia preparando chilli durante todo o evento.
Conforme os organizadores, a primeira edição do encontro causou uma boa impressão e tiveram apoio da reitoria da universidade para realizar o segundo. O evento teve o objetivo de atrair a comunidade para a Uniso, “A razão principal é trazer a comunidade de Sorocaba e região para conhecer a Uniso”, diz o engenheiro Dawilson Menna Júnior, dono de um Dodge e um dos organizadores do evento.

‘Fusca da alegria” conta com mais de 1.600 ítens
Para Leo Vitorino, dono de um fusca e também organizador, o Encontro de Clássicos é também oportunidade para que pessoas de Sorocaba e região tenham a oportunidade de conheçam o que é uma Cidade Universitária.
O evento reuniu carros de vários tipos e com histórias que chamaram a atenção dos visitantes como o “Fusca da Alegria” e a “Clotirde”, uma Kombi modelo 1992. Quando perguntado de onde surgiu a ideia de colocar itens como brinquedos, chaves, entre outros objetos no fusca, Reginaldo Xavier respondeu: “Eu já colecionava brinquedos e o fusca era de um familiar que veio a falecer. O fusca seria vendido, mas eu o peguei pra mim e comecei a colar minha coleção nele. A partir daí fui ganhando coisas de muita gente, até ele ser o que é hoje”, o fusca conta com mais de 1.600 itens. Segundo o seu dono, muitos dos brinquedos ali presentes são raridades e o fusca é sempre decorado de acordo com alguma campanha ou data importante, como outubro rosa, novembro azul e Copa do Mundo, que é a decoração atual.
Clotirde,a kombi de Márcio e Rafael

Já os donos da Kombi “Clotirde”, Marcio e Rafael, disseram que não tinham planejado como iriam fazer a Kombi e apenas fizeram o que veio em mente nos momentos em que estavam construindo. “Foi feito muita coisa nela que não é comum, tudo coisa da nossa cabeça”, diz Rafael. “Praticamente autossustentável, porque tudo o que tem de lata, foi feito com pedaço dela mesma”, completou Marcio, ao explicar o processo de construção da Kombi, que em 23 dias ficou pronta.
Pupo e Tomate, que expunham um Sport Fury 59, deram algumas dicas de como cuidar de um carro antigo, “lavar o menos possível, sempre rodar com ele, pelo menos de 15 em 15 dias, trocar o óleo a cada seis meses e sempre andar com um extintor, pois o carro pode pegar fogo a qualquer momento”.

Adriano, um visitante do evento, disse “Estou matando as saudades, meu sonho mesmo é ter uma caminhonete Ford, um ‘Fordão’”. Já Melissa e Natasha, duas amigas que estavam aproveitando o show da banda, disseram que poderia ter mais eventos como esse, “Nós estamos curtindo muito, principalmente as bandas, mas o evento foi pouco divulgado”, ao perguntar se elas possuíam algum veículo antigo, Melissa respondeu “Não, mas queria muito ter uma moto Harley, pra começar a coleção”.
O evento que abrangia todas as idades estava no dia arrecadando alimentos não perecíveis, recebeu muitos elogios da comunidade. Tanto visitantes quanto expositores se divertiram e eles pedem mais eventos como esse, que não engloba somente um grupo de pessoas, mas qualquer um que queria participar.
 Carros expostos no estacionamento da Uniso

Texto: Yasmin Oliveira, Ariadni Siqueira, Letícia Foramiglio/AgênciaJor
Fotos: Letícia Foramiglio/AgênciaJor