Jornalismo Infantil ganha abordagem na Semana da Comunicação

A jornalista Helena Gozzano foi a convidada da manhã de quinta-feira (27) para ministrar uma oficina sobre Jornalismo Infantil aos alunos da Universidade de Sorocaba. Com trinta anos de carreira e experiência em várias áreas do jornalismo, Helena falou sobre acontecimentos em sua vida que a levaram a escolher a profissão, sendo uma das graduandas da primeira turma do curso na Uniso.

Todos se juntam para tirar uma foto com a convidada especial

Seu contato com o jornalismo infantil iniciou no ano de 2002, quando assumiu a edição do suplemento Cruzeirinho, no jornal Cruzeiro do Sul, e confessa que esta se tornou uma paixão. “Quando recebi a oportunidade de trabalhar com o Cruzeirinho, percebi que me identificava e tudo se tornou mais fácil, pelo fato de ter crianças ao meu redor. Na época já era mãe e acredito que isso ajudou muito em minha adaptação”, explica.

Durante a oficina, Helena falou sobre importância de oferecer um conteúdo atrativo à criança pois o público-alvo não deve ser perdido do foco em nenhuma atividade. “É preciso pensar o que a criança gostaria de saber sobre o tema que está na pauta. E todo tipo de assunto deve e pode ser tratado para crianças”, salientou. A jornalista explicou que existem cuidados a serem tomados como a preservação de imagem e o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que ela indicou como leitura obrigatória aos jornalistas.

Ao final do encontro, Helena passou uma atividade prática em que era necessário criar perguntas com linguagem infantil para uma criança e duas perguntas voltadas a algum influenciador da atualidade, mas pensando no público infantil como interessado.

Helena Gozzano apresenta o jornal Cruzeirinho

Para a aluna Ana Karina, 20, do primeiro semestre, “a oficina deu uma base de como incluir a criança no jornalismo, que até então não tinha noção, ajudando a pensar se realmente é isso que irei seguir”.

“Nunca havia pensado em trabalhar com um jornalismo voltado para crianças, mas após essa oficina comecei a olhar para essa área com um olhar diferente”, completa Samara Simon Peres, 18, aluna do segundo semestre.

Texto e fotos: Stephanie de Paula – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)