Biblioteca dos sonhos: ação solidária incentiva contato com livros e garante estrutura nos espaços de leitura da cidade

Os livros são o maior tesouro do homem, o seu conhecimento eternizado em páginas preciosas pode fazer a diferença na vida de muita gente. Com essa transformação em foco, a Cidade Universitária da Uniso sediou na semana passada o bazar do projeto “Biblioteca de Sonhos”, organizado pela professora Ana Paula Germanos, em conjunto com seus alunos do curso de Pedagogia.
O bazar contou com obras dos mais variados segmentos e gostos, tendo como intuito arrecadar dinheiro para a compra de livros infantis e outros materiais, que serão utilizados para transformar os espaços de leitura de escolas públicas de Sorocaba e região.
Ana Paula conta como surgiu o projeto. “Eu estava com uma nova disciplina de práticas de alfabetização e não adianta falar em alfabetização, sem falar em leitura. Pensei em como fazer e tive essa ideia, passei para a primeira turma e eles abraçaram o projeto”.

Professor Aldo Vannucchi prestigia o bazar
Ana Paula conta que recebia muitos livros, mas a maioria não era de títulos infantis, a partir daí, surgiu a ideia de fazer o bazar no Campus Trujillo. O reitor da universidade que compareceu ao evento, sugeriu levá-lo para a Cidade Universitária e tudo começou a fluir muito bem. “Quando temos este tipo de ajuda, fica bem mais leve, consigo fazer a minha parte, difícil é quando não há ajuda”.
O projeto conta também com a parceria do Ciranda Cultural, que realiza feiras de livros nos shoppings da cidade e tornou-se um parceiro nesse ciclo solidário. A professora explica como funciona essa parceria com o Ciranda Cultural. “Cada livro que compra e doa, o Ciranda dá mais um. Fazemos propaganda dentro das feiras nos shoppings, abordamos as pessoas, entregamos o marcador de páginas e explicamos sobre o projeto. Temos tido um retorno muito bom”, diz.
As escolas por muitas vezes já têm um acervo, mas não têm um espaço adequado, em outros casos, o espaço precisa apenas de uma alegria, uma renovação e neste sentido o projeto também conta com voluntários, como pintores, que ajudam a dar um visual novo ao local, transformando-o totalmente. “Tivemos a ajuda de um rapaz que é enfermeiro e faz grafite também, ele fez a pintura da escola. Assim como ele temos outros colaboradores, pessoas que queiram doar almofadas, tapetes e tudo mais. Quando não conseguimos essas doações e esse tipo de voluntariado, contratamos pintores e desenvolvemos a decoração. No final, fazemos a inauguração e é emocionante”, revela a professora.
Ela fala também sobre o sentimento de carinho e segurança que as transformações nas escolas, despertam nas crianças, “Uma vez um menino me disse em uma inauguração, ‘Eu quero morar aqui’. Dá para perceber que ele se sentiu seguro ali, acolhido de verdade”.

Solidariedade e literatura inspiram muitos alunos curiosos

O projeto “Biblioteca de Sonhos”, ficou na Cidade Universitária por três dias, com livros vendidos nos valores de R$ 1,00 a R$ 15,00 e todo o dinheiro revertido à transformação das escolas e na compra de livros infantis. O recebimento de doações é muito bem vindo, seja de livros, materiais variados ou interesse em ajudar voluntariamente.

O projeto continuará todo semestre no Trujillo, arrecadando todo tipo de ajuda. A quem se interessou pelo projeto e por esta ação solidária, a equipe envolvida convida a conhecer mais de perto o “Biblioteca dos Sonhos” e quem sabe entrar para esta rede de colaboradores. “Se cada um doar, podemos oferecer às crianças a oportunidade de sonhar por meio dos livros”, encerra a professora Ana Paula Germanos, coordenadora do projeto.

Texto e fotos: Jéssica de Meira – Jéssica Meira – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)