Curso de Odontologia realiza primeira jornada

A 1ª Jornada Odontológica da Universidade de Sorocaba (Uniso) foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, com palestras e atividades práticas escolhidas pelos alunos do 2º e 4º semestres. Os estudantes estiveram envolvidos com o planejamento do primeiro grande evento do curso de Odontologia desde fevereiro e prepararam uma programação que abordou temas voltados ou ligados diretamente à área, ampliando o olhar dos participantes sobre a formação e o cuidar.

“É muito importante participar desse tipo de evento porque é uma experiência de crescimento pessoal. Aprendemos um pouco além do que vemos na faculdade”, conta Milena Clemente, de 20 anos, da Comissão Organizadora do evento e aluna da primeira turma de Odontologia, 4° semestre.

Na manhã do dia 17, o evento começou com a palestra do dentista Rogério H. L. Motta, com o tema “Emergências médicas na Odontologia”. O palestrante falou sobre a importância do dentista entender de primeiros socorros mesmo em caso de acidentes que vão além do sistema estomatognático  (face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos). Foram citados até casos de morte em consultórios odontológicos.

No intervalo, antes da segunda palestra, os alunos que participavam do evento aproveitaram para fazer um lanche e conversar sobre o que assistiram. “Só assistimos uma palestra até agora mas isso já gerou grande expectativa. Acrescentará bastante no nosso conhecimento e será ótimo para nosso futuro”, conta Matheus Adachi, aluno do 4° semestre.

A segunda palestra foi realizada pelo médico e pediatra Carlos Alexandre Ayoub com o tema “Medicina Regenerativa: O futuro das células-tronco”, falando sobre a capacidade que essas células têm de dar origem a outras células. “A obrigação do dentista é passar a importância de ter a fonte de células-tronco guardada para toda a família. Uma das principais fontes dessas células é a polpa do dente de leite. É importante guardar um dente pois no futuro isso vai representar grandes tratamentos mais fáceis, dentre eles, as terapias celulares”, destacou Carlos a respeito da relação que o profissional de Odontologia tem com essas células regenerativas.

Em sua apresentação, Ayoub também propôs uma reflexão sobre o papel do profissional em todos os processos, destacando os avanços tecnológicos e o desafio se se manter conectado com a missão da saúde e de enxergar o paciente de maneira humanizada, como um todo. “A tecnologia avança mais rápido do que a biologia. Se não tomarmos cuidado, a tecnologia engolirá a biologia e nos tornaremos robôs”, o doutor concluiu sua palestra falando sobre o perigo de tantos avanços tecnológicos e substituições de membros por máquinas.
Texto e imagens: Giovanna Loureiro Abbate – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)