Alunos e DCE promovem Semana de Democracia na Uniso

“Os caminhos da democracia no Brasil” foram discutidos em uma série de eventos promovidos na Cidade Universitária da Uniso no último mês. O objetivo foi levar informações e conhecimentos aos estudantes sobre a importância da democracia na sociedade.

Durante três dias, alunos de diversos cursos, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, promoveram rodas de conversa, oficina de stencil para estampar camisetas, mesa redonda e finalizaram com um ato unificado.
Vinicius Viana, presidente do DCE da Uniso, explicou a relevância de atos a favor da democracia. “Esse ato é importante para fortalecer o movimento estudantil na universidade e fortalecer a democracia em tempos em que ela anda tão fragilizada e com tantos ataques de pessoas se declarando fascistas, nazistas, homofóbicas e racistas”.
Renan Machado, aluno de RP, erguendo a bandeira da UEE
(União Estadual dos Estudantes).

Com relação ao ato ocorrer na universidade, Viana, em nome do DCE explica: “A gente entende que a universidade tem seu espaço plural, um espaço para todas as pessoas e essa é a importância de um ato a favor da democracia, para que a gente possa respeitar a grande massa da diversidade que existe e que hoje está dentro da Uniso”.

O ato unificado ocorreu durante o intervalo em frente à biblioteca do campus universitário e teve como atividades rodas de conversa, oficina de cartazes, exposição do mural “Democracia” para os estudantes registrarem o que a palavra significava para eles e microfone aberto para intervenções.
“Esse ato foi um consenso entre os estudantes e o DCE, e nós fizemos justamente para defender nossa democracia. Nós vivemos tempos complicados, tempos confusos até por conta das fakes news, por conta das ebulições das eleições e achamos que fazer esse ato para explicar o que é fascismo, panfletar material. Falar da sociedade que nós queremos que seja democrática é totalmente importante”, explica uma das estudantes de Jornalismo e organizadora do evento, Caroline Queiróz.
Jovem escreve palavras de ordem no mural da democracia.

No mural “democracia” os alunos que participaram do ato deixaram palavras e mensagens, como: resistência, amor, liberdade e respeito. A estudante de Relações Publicas, Laura Liz participou do ato e deixou sua opinião. “Esse movimento é necessário porque ele é a raiz dos protestos, é a raiz da luta contra o fascismo, contra a opressão. Não está sendo falado aqui de ideologia política, mas sim de direitos humanos. Ainda mais na universidade esses movimentos são importantes, porque da universidade vai para a casa, vai para o trabalho e a gente consegue mais resistência ainda”.

Texto: Miriã de Almeida – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
Fotos: Kally Momesso – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)