Uncategorized

Festival comprova o interesse do sorocabano ao universo vegano


Sorocaba sediou no último domingo (15) o primeiro Festival Veg. de Primavera. As atrações do evento comprovaram o crescente interesse do público sorocabano pelo tema e pela proposta do veganismo. Na Floresta Cultural, um espaço localizado no Parque Três Meninos, a organização do festival teve como parceira a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), núcleo de Sorocaba.

O intuito do evento era apresentar o vegetarianismo à comunidade local e aproximar o público do espaço da Floresta. Para isso, foram oferecidas oficinas, rodas de conversa e shows, gratuitamente. Larissa Rosa do Carmo, 26, arquiteta e voluntária da SVB, conta, como uma das organizadoras do evento, que o objetivo do Festival Veg. é fortalecer a comunidade vegetariana e vegana de Sorocaba, aproximando a população ao meio vegano, que tem crescido cada vez mais na cidade.  

Público do Festival Veg de Primavera
O Festival Veg. de Primavera contou com 30 expositores, entre eles, músicos, artesãos e horticultores. Além disso, houve rodas de conversas sobre alimentação vegetariana, oficina de maracá, plantio de mudas, aula de yoga e massagem terapêutica.  O festival também buscou conscientizar o público, promovendo o “lixo zero”, uma iniciativa que tenta reduzir ao máximo a produção de lixo, como copos de plástico, canudos e embalagens descartáveis.

A Sociedade Vegetariana Brasileira está há 15 anos buscando expandir a ideia de uma alimentação ética, saudável, sustentável e socialmente justa. “Para se filiar ao núcleo de Sorocaba, basta estar presente nas reuniões, que acontecem em toda última quinta-feira do mês. Ou se quiser ajudar financeiramente a entidade, é possível se filiar no site da SVB” contou Larissa Rosa.

A cidade de Sorocaba é 4º cidade com mais veggies do estado de São Paulo. Esse movimento não se reduz apenas à dieta alimentar. A discussão vegana abrange o despertar para o impacto que nossas ações causam a natureza e o cuidado com o meio ambiente.

Voluntários da Sociedade Vegetariana Brasileira – núcleo de Sorocaba
O que é ser vegetariano?
Mas afinal, o que é ser vegetariano? Uma pessoa vegetariana restrita, não ingere, nem carne, nem derivados animais, como leite e ovos. Também existem os ovolactovegetarianos (não comem carne, mas ingerem leite e ovos) e os lactovegetarianos (bebem leite e seus derivados). Os veganos, além de não comerem carne e derivados animais, inclusive não usam nenhum produto de origem animal, como couro, e não consomem produtos testados em animais.

Os organizadores do festival pretendem repeti-lo em toda estação do ano, com a motivação de aproximar o movimento da população, mostrando o quanto o vegetarianismo ajuda a sociedade local, gerando empregos, reduzindo o lixo, cuidando da natureza e reduzindo o impacto de comer carne. Para mais informações é possível acessar o site da Sociedade Vegetariana Brasileira: www.svb.org.br, ou suas redes sociais: https://www.facebook.com/svbsorocaba/. Também é possível encontrar a Floresta Cultural no Facebook: https://www.facebook.com/florestacultural/

Cosméticos naturais e veganos da loja Escolho Eco 
Um Hortifruit orgânico aconteceu durante o evento 

Aula de Yoga foi oferecida aos presentes

Apresentação Ananda Jacques

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e foto: Ariadni Siqueira Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *