Semana da Comunicação

Uniso sedia 21º Semana da Comunicação e 13° Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura

O final do mês de setembro é marcado por uma intensa programação voltada à comunicação social na Universidade de Sorocaba (Uniso). Desde segunda-feira (23), o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura e os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas estão realizando, respectivamente o 13º Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom) e a 21ª Semana da Comunicação.

A conferência de abertura dos eventos foi no auditório do Bloco F, da Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi” e teve como convidada a professora doutora Sônia Virgínia Moreira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A apresentação foi sobre “Territórios visíveis e invisíveis nas geografias da comunicação”, abordando as relações da comunicação com os conceitos de territorialidade, cultura e no que se refere à infraestrutura.

Sonia Virginia Moreira foi a pesquisadora convidada para a conferência de abertura do 13º EPECOM.

A conferencista falou também sobre autores que inspiram seus estudos como Milton Santos, bem como sua trajetória profissional e acadêmica, com exemplos e vivências ressaltando contatos e relações entre alunos, professores e os profissionais do mercado. “Com essas relações é que nós não ficamos reféns de um único olhar, é preciso trocar, é preciso enxergar além das fronteiras”, acentuou.

Premiação e organização
O Epecom durou dois dias e teve simultaneamente a realização do 2º Encontro Internacional de Comunicação e Cultura e o 3º Epecom Júnior, este com grupos de trabalho e apresentações de graduandos. Na abertura oficial, o pró-reitor de pós-graduação da Uniso, professor José Martins de Oliveira Júnior, saudou os presentes e ressaltou a importância dos cursos de pós-graduação para a colocação no mercado.

Conforme Martins, está comprovado por meio de pesquisas o aumento da remuneração do profissional pós-graduado, mas a formação continuada depois da graduação também está consolidada como oportunidade concreta para quem deseja seguir a carreira acadêmica. “A Uniso, por exemplo, não terá mais professores sem mestrado ou doutorado a partir de 2020”, sentenciou.

Já a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, professora Maria Ogécia Drigo, destacou a abertura do doutorado como a mais recente conquista, mas destacou a importância do trabalho contínuo da equipe do programa para o aumento de publicações, participação em eventos e a própria realização do Epecom.

Para prestigiar os participantes que inscreveram trabalhos no evento, foi entregue o Prêmio Maria Lúcia de Amorim Soares. Os contemplados na categoria pós-graduação foram Deysi Cioccari, Tomar Motinha e Simonetta Persichetti, da Cásper Líbero, com o trabalho “Imagem e poder: a simbologia por trás de Carlos Bolsonaro na posse do presidente”. Já na categoria graduação, o prêmio ficou com Andressa Nogueira, aluna do 8º período de Jornalismo da Uniso, com o artigo “Nós mulheres”.

Serviço: A Semana da Comunicação da Uniso tem uma ampla programação de palestras, workshops, oficinas e será encerrada na sexta-feira (27) com a segunda edição do Show de Talentos Uniso. Mais informações e a programação completa devem ser consultadas nas redes sociais das Agências Experimentais: Cria da Casa (Publicidade Propaganda), A.Gente (Relações Públicas) e Focas na Rede (Jornalismo).

Agência Focs / Jornalismo Uniso
Texto e Imagens: Douglas Roque