Uncategorized

Comunicação da Uniso recepciona alunos com aula magna sobre marcas influenciadoras digitais

Para marcar o início do ano letivo na Universidade de Sorocaba, nesta sexta-feira (26) os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas participaram de uma aula magna com Carolina Terra, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Em decorrência da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado na modalidade virtual.

“Marcas influenciadoras digitais” foi o tema da palestra e é o título do mais recente livro publicado por Carolina, atualizando o conceito de marcas. Na apresentação, a convidada abordou a constante evolução da forma com o qual é feita a comunicação das marcas, desde a televisão e o rádio. Seguiu destacando a contratação dos influenciadores digitais na divulgação dos produtos e chegou ao momento atual, com as marcas sendo as próprias influenciadoras.

Terra relata que as marcas não precisam necessariamente investir em um influenciador caro para sua divulgação, pois podem utilizar os seus próprios funcionários como um exército de venda, gerando um empoderamento do público interno. Ela afirma que, para a divulgação funcionar, é preciso haver relacionamento, reconhecimento, entretenimento, engajamento, ação, autenticidade, transparência, interação, visibilidade e avaliação.

“Marcas que assumem posicionamentos e apoiam boas causas conseguem atrair pessoas que concordam com essas ideias, mas também afastam os compradores que discordam das mesmas”, acentua Carolina Terra.

Para os alunos dos três cursos de comunicação a palestra foi uma oportunidade de aprender e também encontrar inspirações para o semestre que está começando. “O que me chamou muita atenção foi a fala da professora sobre o uso dos influenciadores digitais para divulgar produtos, pois hoje em dia nós seguimos e acompanhamos eles e isso nos influencia a querer e procurar saber mais sobre o que está sendo divulgado”, declarou Raissa Rescia, estudante de Publicidade e Propaganda na Uniso. Já para Mayara Rosa, estudante de Relações Públicas, Terra passou a ser uma inspiração por conta de sua formação e a carreira construída.

“A professora Carolina Terra trouxe para nós importantes informações sobre esse mundo digital, inclusive informações extremamente atualizadas importantes para quem atua ou pretende atuar em qualquer área da comunicação. Especialmente para o nosso aluno de Jornalismo, isso é fundamental para compreender quais ferramentas pode usar e como trabalhar”, afirmou Fernando Negrão, coordenador de Jornalismo da Uniso.

Bruno Martins, coordenador de Publicidade e Propaganda considerou o tema e a abordagem da palestra extremamente uteis o publicitário, “vivemos o cenário dos influenciadores digitais e das marcas influenciadoras que utilizam esses personagens digitais como Mídia, como estratégia de comunicação para atingir seus seguidores. A Comunicação e o Marketing Digital são voláteis e extremamente orgânicos, todos os dias surgem novas plataformas e o publicitário deve estar atento as mudanças e compreender a sua usabilidade”, acentuou.

Estudantes e professores tiveram a oportunidade de fazer perguntas à convidada e o debate final se ampliou também sobre temas como proteção de dados e o papel das universidades na formação dos futuros profissionais de comunicação. Para ela, o papel da universidade não é treinar para o uso de ferramentas, mas sim ensinar a pensar, a ser crítico e compreender os processos. “Já pensaram se uma universidade tivesse se preocupado em ensinar a usar o Orkut? É preciso estar preparado para mudanças”, completou.

Texto: Marina Alves Lima – Agência Focs – Jornalismo Uniso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *