JornalismoUncategorized

Veterano do curso de Jornalismo da Uniso, Rafael Alves Sobrinho Filho, concorreu pela 1ª vez ao prêmio e já teve a oportunidade de trazer o troféu para a casa.

Por Beatriz Jarins (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Após dois anos em que a premiação feita pela Associação Brasileira de Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP) ocorreu no formato virtual, para as duas categorias: Profissional e Jovem Talento, a 15ª edição do evento foi presencial, na noite de 25 de novembro de 2022, no espaço do restaurante Coco Bambu, em Ribeirão Preto.

Como homenagem, desde 2011, o prêmio Jovem Talento de 2022 leva o nome do renomado jornalista brasileiro, José Hamilton Ribeiro.

Com mais de 100 candidatos, o estudante Rafael Alves Sobrinho Filho consagrou-se em 3º lugar, na modalidade escrita, com a reportagem: “Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos”.

Rafael Filho fala da sensação surreal que sentiu ao conhecer o jornalista José Hamilton Ribeiro pessoalmente  (Foto: Organização ABAG/RP)

Estudante na Universidade de Sorocaba

Surpresa e emoção são os sentimentos descritos por Rafael Filho ao contar sobre sua colocação. “Eu confesso que não esperava chegar tão longe”, afirma o finalista.

O fato do prêmio ter vindo para uma universidade do interior competindo com as outras renomadas instituições é outro motivo de orgulho para o estudante do 6º período.

Falando sobre fertilizantes e o impacto negativo acarretado pela falta deste produto nas plantações, em diferentes regiões do Brasil, por influência da guerra entre Rússia e Ucrânia, o estudante conta sobre o desafio ao escrever esse tipo de abordagem.

Agronegócio, até então, era um tema que Rafael Filho não tinha tanto domínio, mas com a orientação da professora Mara Rovida, apoio do coordenador Fernando Negrão e demais professores, o foca aceitou o desafio e foi surpreendido pelo resultado, além de trazer mais esse destaque para a Uniso.

Ao lado dos outros dois finalistas na modalidade escrita 2022, Rafael filho demonstra sua alegria ao receber o prêmio (Foto: Organização ABAG/RP)

Reconhecimento pela qualidade de ensino

O coordenador e professor de Jornalismo na Uniso, Fernando Negrão Duarte, afirma que a premiação de um dos alunos da turma foi algo extremamente significativo, já que o curso está em atuação há mais de 25 anos.

E ao competir com outras instituições consagradas, mostrou que a Uniso também possui infraestrutura, qualidade de ensino e profissionais capacitados.

“Acho que a experiência do processo todo é muito rica, porque o aluno tem de atender a uma diretriz editorial que é do prêmio, produzir e publicar o material num prazo determinado e alcançar um desempenho próximo aos padrões do mercado editorial contemporâneo”, afirma a professora e orientadora da reportagem vencedora, Mara Rovida.

A conquista do Rafael Filho é uma possibilidade de instigar outros veteranos, e até mesmo calouros, a quererem disputar em outras oportunidades. “Não só para ganhar o prêmio, mas para serem reconhecidos […] como um dos melhores alunos de jornalismo do país, é um diferencial muito grande para o mercado de trabalho”, afirma o coordenador.

O sentimento de alegria pelo resultado foi compartilhado simultaneamente por Rafael Filho, presente no evento, com o Fernando Negrão e outros professores, além dos colegas da sala, que acompanharam na torcida, a 300 km de distância.

A Universidade de Sorocaba é reconhecida como nota máxima no MEC e especificamente, o curso de Jornalismo possui três estrelas, se destacando ao nível nacional.

Clique aqui e confira a reportagem premiada.

Um comentário sobre “Retrospectiva Focs: Estudante de jornalismo da Uniso ganha prêmio na categoria Jovem Talento “José Hamilton Ribeiro” 2022

• Parabéns Rafa! Prêmio mais do que merecido! Muito sucesso pra ti

Resposta