JornalismoUncategorizedUniso

Cursos da Uniso promovem bloco de Carnaval

Horário de intervalo das aulas da sexta-feira de carnaval foi marcado por cores, marchinhas e sorrisos

Rafael Filho (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Concentração em frente a Biblioteca Aluísio de Almeida (Foto: Rafael Filho)

A programação do Uniso Welcome, organizada pelos cursos da Universidade de Sorocaba para recepcionar promover a integração entre calouros e veteranos não poderia terminar mais divertida neste início de 2023. Aproveitando a véspera do carnaval, a Cidade Universitária foi animada pelo UniFolia que contou com a participação de alunos e professores dispostos a se divertir mesmo com o céu nublado da sexta-feira (17).

Segundo Fábio Mascarenhas, coordenador do curso de Relações Públicas, a proposta do UniFolia está alinhada com as diretrizes da reitoria, no sentido de proporcionar um acolhimento aos alunos, buscando “enaltecer nossas tradições culturais, experimentando práticas profissionais e mercadológicas, com uma mensagem social e integrativa. A pluralidade do carnaval acomoda um intercâmbio entre os cursos e alunos, festejando o popular nacional”, definiu o professor.

Valorizando e incentivando o trabalho dos alunos e a integração entre cursos, Mascarenhas afirma ser “Importante ressaltar que toda organização foi pensada e planejada pelos calouros do curso de Relações Públicas, com o apoio e parceria do setor de eventos e cursos como Design, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Música e outros. ”

“Um dos desafios do evento foi pensar em problemáticas que acontecem em torno do carnaval e que nossa atividade transmitisse uma mensagem de conscientização e um desejo de uma ‘folia’ harmônica a todos”, frisou Fábio Mascarenhas (Foto: Rafael Filho)
Banda formada por (da esq. para a dir.) Harilson Soares, Manu Neto, Andressa Luz e Junior Conceição, animaram a festa com músicas antigas e atuais (Foto: Rafael Filho)

O aluno do curso de teatro Valdick Junior afirmou que foi uma sensação incrível participar e que eventos como estes devem ocorrer mais vezes em todas as universidades, para que a cultura e a arte que envolvem o carnaval, sejam replicadas ainda mais. “Foi muito divertido pois foi possível trazermos alunos de outros cursos para cantarem e dançarem com a gente”, enfatizou Valdick.

O aluno Valdick Junior disse que amou a folia (Foto: Rafael Filho)

A veterana Júlia Gonçalves contou que ficou sabendo do evento através de divulgações nos grupos de whatsapp dos cursos de artes e que estava na dúvida se poderia ir fantasiada ou não. “Eu consultei uma professora que disse que estava liberado, então me senti livre para me maquiar e participar” conta Júlia. Para ela, o bloco além de trazer diversão e reviver as marchinhas de carnaval, serviu para mostrar que a Uniso se preocupa com a difusão da cultura nacional.

Aluna de um dos cursos da área das Artes da Uniso, Júlia Gonçalves ficou feliz por, além de assistir ao bloco, poder se fantasiar também (Foto: Rafael Filho)
Caloura de teatro, Ana Flávia: “Foi muito bom, fiquei bem nostálgica com as músicas” (Foto: Rafael Filho)

A importância de programas de recepção de calouros como o Uniso Welcome pode ser reforçada, através do depoimento da aluna caloura de teatro, Ana Flávia. “Vi sobre o bloco, no instagram da Uniso, nas postagens que eles fizeram, dentro do projeto Welcome”. Segundo Ana, a sensação de participar do bloco foi muito boa, sendo uma experiência nova e muito divertida.

Marco Lopes, aluno de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e funcionário do setor de EAD da Uniso (Foto: Rafael Filho)

Motivado pelas divulgações nas redes sociais da universidade, Marco Lopes trabalhou fantasiado para durante o dia, já entrar no clima da folia. Ele afirma que achou muito legal a iniciativa, e que o som do bloco, serviu para animar a manhã de trabalho. “É muito bom ver os alunos novos e antigos com essa animação (já na primeira semana), para começar o semestre”, conta Marco.

Encontro de gerações: Manu Neto (terceiro da esq. para à dir.), egresso do curso de Música da Uniso, interagindo com calouros e veteranos do mesmo curso (Foto: Rafael Filho)
Músicos profissionais se misturam com os alunos promovendo a alegria e a diversão (Foto: Rafael Filho)

Confira mais imagens: