Edição Sustentabilidade do Uniso Experience fica marcado pela conscientização

Durante quatro dias de evento, a Universidade de Sorocaba recebeu palestras e atividades voltadas às boas práticas sustentáveis

Por Nicolas Borba (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

A terceira edição do Uniso Experience aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio. Dessa vez, o evento foi realizado sob o tema “Sustentabilidade” e contou com diversas palestras e estandes, espalhados pela Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi”.

No último dia de evento, o público pode realizar atividades dentro do campus (Foto: Laura Briguenti)

Os cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas se reuniram para execução do evento, que contou com a organização da agência Zoomfoccus e apoio de empresas e ONGs. Todos reunidos com o objetivo de dar visibilidade e incentivar boas práticas sustentáveis.

Os principais painéis do evento foram mediados pelo jornalista Douglas Valle e contaram com um tema em destaque. No primeiro dia, a quarta-feira (17), a temática foi: “Fontes de energias renováveis”, contando com a presença dos palestrantes: Luiz Henrique Terhorst, Juliano Garcia Campos, Wanderson Violardi e o professor Alcir Lisboa.

Na quinta-feira (18), sob o tema “ESG Regional”, foram realizadas as palestras de Luiz Henrique Terhorst, Josué Graton, Michele Farah e Luma Peliky. Os painéis foram finalizados na sexta-feira (19), por Malu Ribeiro, Viviane Rodrigues, Aline Borrilho Carvalho, Simone Mendes Eurin, João Carlos Nagamura e Lucinda Ferreira, discutindo o assunto “Preservação e Ativismo”.

O Uniso Experience também contou com os “Shorts Talks”, as palestras de 20 minutos. No total foram 12 discussões com temas diversos, entre eles estiveram: “Tabaco e Meio Ambiente”, “Coleta Seletiva”, “Movimento Escoteiro e Voluntariado”, “Design Sustentável”, “Olhares Indígenas sobre a sustentabilidade e as relações com o meio ambiente” e “A represa de Itupararanga”.

As palestras de curta duração trouxeram diferentes olhares, relacionados a temática sustentável (Foto: Isadora Gomes e Laura Freitas)

Os estandes do evento buscaram interagir com os visitantes, mostrando que é possível reutilizar tecidos e bitucas de cigarro, incentivando o uso de bicicletas e motos elétricas para a locomoção, além de apresentar vantagens de opções sustentáveis de alguns produtos, como é o caso dos tijolos ecológicos.

O sábado (20), trouxe novidades na programação do Uniso Experience, por acontecer no período da manhã, foram realizadas atividades como observação de árvores, passeio de bicicleta, trilha ecológica, oficinas de horta em casa e produção e plantio de mudas.

Os visitantes puderam plantar mudas de diferentes espécies no campus universitário (Foto: Laura Briguenti)

O professor Renan Angrizani, ressalta que a medidas de sustentabilidade começam no particular: “Pensar em ser mais sustentável é uma atitude, uma decisão que começa em casa, começa também nas cidades. Então nós podemos ser sim, agentes de mudança”. Angrizani finaliza dizendo que é exatamente esse o objetivo que é buscado com esses e outros eventos na universidade.