ComunicaçãoJornalismoUniso

“Das flechas que eu não atirei, eu errei todas”

Jornalista Lucas Pedrozo traz papo sobre esportes e lições de vida para os alunos de Jornalismo da Uniso

Laura Machado (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Na noite de quinta-feira (23), o estúdio de TV da Uniso tomou a atmosfera de um estádio com a visita do jornalista esportivo e radialista Lucas Predrozo, que veio à universidade para contar sua trajetória repleta de entretenimento, figuras marcantes e oportunidades que não passaram despercebidas.

Passando pela Rádio Nova FM e chegando até a Band FM de Sorocaba, Lucas produziu de boletins de trânsito a coberturas de eventos internacionais. Sua capacidade e determinação sempre o levaram além do que estava a seu alcance no interior de São Paulo. Ele não hesitou em desafiar as barreiras que lhe impuseram para chegar até onde queria, ou melhor, para entrar no Autódromo de Interlagos, cobrir a Fórmula 1 e conseguir sua credencial para o ano seguinte.

Sua trajetória traz a essência dos perrengues do jornalismo, seja abordando grandes nomes para conseguir uma oportunidade, ou dormindo em hotel de R$35 por noite no Rio de Janeiro. Ao final, seus grandes feitos também trazem a sensação de alívio, pois tudo vale a pena. Lucas realizou dois sonhos: entrevistar Pelé e entrevistar Milton Neves. Além disso, carregando sua paixão por automobilismo, celebrou o encontro com grandes nomes do esporte como Alain Prost, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello.

Lucas, que foi aluno da Uniso, contou que iniciou na coluna de esportes no jornal da universidade, onde conseguiu e produziu uma entrevista com Rivelino, ex-jogador do Corinthians. Aliás, o palestrante reforçou a importância de aproveitar as oportunidades que o curso oferece para criar material jornalístico, tanto para acrescentar no currículo quanto para comparar a evolução da qualidade. Também, ele ressalta que os formandos devem encontrar o que fazem com maior aptidão, para que assim saibam o que utilizar na hora de buscar um estágio, por exemplo.

O radialista foi além dos conselhos sobre jornalismo, ofertou lições de vida sobre competência, confiança e segurança, elementos essenciais à futura profissão dos que o escutavam. Ele completou a conversa com dicas para se preparar para o ao vivo: fuja dos vícios de linguagem, não se prenda a vídeos ou textos repletos de edições e não salve apenas materiais perfeitos, pois no ao vivo não existem segundas chances.