JornalismoUniso

Uniso é a 6ª universidade privada mais sustentável do Brasil no GreenMetric

No ranking geral, com mais de 1.185 instituições de ensino superior do mundo inteiro, a Uniso está em 336º lugar

Por Beatriz Falcão (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

(Divulgação)

Todos os anos, as práticas sustentáveis e iniciativas ambientais das instituições de ensino superior do mundo inteiro são avaliadas e classificadas em um ranking, o UI GreenMetric World University Ranking. Neste ano, a Universidade de Sorocaba (Uniso) foi reconhecida como a 6ª instituição de ensino superior privado mais sustentável do Brasil.

O resultado foi divulgado na durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No ranking, foram classificadas 1.185 universidades de 84 países, e mais de dois milhões membros do corpo docente foram envolvidos.

“Desde quando nós ingressamos no GreenMetric em 2020, temos crescido sistematicamente no ranking, o que demonstra a maturidade da universidade, não só nas açõe que já existem, mas também nos novos projetos”, afirma o presidente do Comitê de Sustentabilidade da Uniso, Renan Angrizani de Oliveira.

Em 2020, a Uniso ocupou a 657º lugar no ranking geral, e a 38ª posição entre as universidades brasileiras. Hoje, a instituição alcança a 336ª posição no quadro geral, e a 14ª do Brasil. “Os resultados são interessantes e ficamos bastante contentes”, avalia Renan com um sorriso.

Entre as instituições brasileiras de ensino superior, a Universidade de São Paulo (USP) é avaliada como a mais sustentável, no 1° lugar do ranking. Já na colocação geral, a Universidade de Wageningen, na Holanda, recebeu o título de mais sustentável do mundo.

O UI GreenMetric World University Ranking foi uma iniciativa da Universitas Indonesia em 2010, visando incentivar práticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo. Os critérios de avaliação contemplam os pilares ambientais, econômicos e sociais, divididos em 39 indicadores e 6 eixos: Ambiente e Infraestruturas, Energia e Alterações Climáticas, Resíduos, Água, Transportes, e Educação e Pesquisa.

A Universidade de Sorocaba se destacou, principalmente, nas categorias Ambiente e Infraestruturas, Educação e Pesquisa, Energia e Alterações Climáticas, e Transportes. “Cada vez mais estamos desenvolvendo ações para energias renováveis dentro do campus, hoje a Uniso utiliza 100% de fontes renováveis”, relata Renan.

Outro projeto citado pelo docente é o Move, as bicicletas disponíveis no campus para os alunos, e o componente curricular Projeto Integrador. “Em todos os semestres, muitas das atividades desenvolvidas têm relação com sustentabilidade”, complementa.

Apesar de alegar que os projetos não têm a função de atender especificamente o GreenMetric, e sim as necessidades da instituição no que diz respeito à sustentabilidade, Renan acredita que o índice é uma consequência boa dessas ações. E, para o ano que vem, pretendem expandir o assunto nos componentes curriculares de todos os cursos ofertados pela Uniso.

“Estamos constantemente realizando projetos, seja restauração dos recursos hídricos, fauna, flora, e até dos insetos, as ações com abelhas no campus. Portanto, as ações são contínuas e cada vez mais temos fomentado”, finaliza o presidente do Comitê de Sustentabilidade.