NotíciasProjeto IntegradorUniso

O festival do conhecimento na Universidade de Sorocaba

Em sua quarta edição, o Projeto Integrador recebeu cerca de oito mil pessoas para prestigiar os trabalhos do último semestre

Por Julio Ribeiro e colaboração de Beatriz Falcão, Cristina Marcolino, Inaiê Mendonça, Laura Machado e Yuri Freitas

(Agência Focs – Jornalismo Uniso)


Dezembro chegou trazendo novidades para os alunos da Universidade de Sorocaba (Uniso). No sábado (02), já em clima de férias, o campus da Cidade Universitária recebeu visitantes de toda a região metropolitana de Sorocaba para a 4ª edição do Projeto Integrador. No total, cerca de oito mil pessoas compareceram ao evento que prestigia os trabalhos do semestre, com tudo que foi produzido pelos alunos de cada curso durante o ano letivo.

A iniciativa visa integrar os alunos com a sociedade, por meio de alguns experimentos práticos que expõem tudo que os estudantes desenvolvem. De acordo com Fernando de Sá Del Fiol, pró-reitor de Graduação e Assuntos Estudantis (Prograd), o Projeto Integrador é um  festival do conhecimento. “É o momento em que os alunos conseguem extrapolar e materializar o que eles têm feito. Para a comunidade, de maneira geral, é fantástico para as pessoas conhecerem o que é feito na universidade, a utilidade prática de cada profissão que estamos formando aqui.“ ressalta o pró-reitor.

O evento aberto começou às 09h e encerrou às 16h, com uma série de atividades para toda a família.  O “festival do conhecimento” é pet friendly e contemplou todos os gostos; teve música, barraquinhas de comida com as mais variadas opções, brinquedos para as crianças, atividades interativas e alguns brindes para quem resolveu participar dos projetos dos alunos. 

Alguns dos mais de 60 cursos da Universidade:

Estética 

No bloco C, as alunas de Estética e Cosméticos do 4º semestre apresentaram tratamentos com laserterapia – procedimento realizado com a emissão de feixes eletromagnéticos.. “O laser é usado para vários tratamentos na estética e tem muitas funções no organismo, como cicatrizante, anti-inflamatório, antioxidante”, explica Beatriz Ristoldo Gurjão da Silveira, de 20 anos.

O pessoal do 2º semestre de Estética focou na conscientização de condições específicas de saúde que podem afetar a autoestima dessas pessoas. Nesse sentido, os estudantes traziam o ato de maquiar como uma alternativa saudável para as pessoas. Aliás, durante o evento, as alunas foram prontas para maquiar todo e qualquer voluntário interessado em experimentar coisas novas. 

ADM

Ainda no bloco C, mas no segundo e terceiro andar, os alunos de administração apresentaram os resultados dos projetos da disciplina Planos de Negócios. Alessa Molina e Gabriel Jesus estão no 8º semestre do curso e desenvolveram uma marca de ração natural para pets, a Dog In.

“Depois da pandemia, o mercado pet cresceu 23%. É dentro desse cenário que a ideia de lançar uma marca de ração natural surgiu”, explica Gabriel. “E as rações comercializadas são muito industrializadas, então a Dog In vem com o propósito de ser mais saudável também”.

Além da Dog In, outras marcas ocuparam o andar, como: Crispy Dullce, a sorveteria com sorvete frito; Ouse Concept, a marca de loja integrada com consultoria de imagem e coloração pessoal; Supermercado Express, um sistema de supermercados drive-thru; e muito outros projetos.

Ainda na pegada ecológica, as alunas do 1º semestre de Administração apresentaram uma opção de embalagem sustentável para lanchonetes e restaurantes, feita a partir de papel reciclado e com sementes de manjericão, no terceiro andar. “Queríamos algo que fosse inovador e multifuncional, portanto, após o uso a embalagem pode ser picada e plantada, em alguns dias a pessoas também terá um pé de manjericão”, explica a integrante do grupo Loren Cristiny Duarte, de 20 anos.

Moda

Para quem gosta do mundo fashion e de processos criativos, o desfile no auditório da biblioteca é sempre um prato cheio. Dessa vez, os alunos do segundo semestre tinham de criar, por meio de uma imagem de edificações, um vestuário que tivesse interligação com a arquitetura escolhida. Para o projeto, os estudantes também fizeram uma pesquisa sobre a edificação. “O processo teve várias etapas”, destaca a professora Laura Mello.

Uma das participantes do desfile foi a estudante do 2° semestre do curso de Moda, Mariana Sousa de Oliveira, de 18 anos. Ela relata que todo o processo de criação para uma vestimenta com inspiração arquitetônica foi “bem difícil e longo ao decorrer do semestre”. Segundo a aluna, durante o processo foram elaborados vários croquis e pesquisado materiais para criação da roupa. 

Jornalismo

Em jornalismo, os estudantes superaram desafios e viveram as verdadeiras emoções da carreira. Os alunos do 1° período, logo de cara, tiveram uma experiência interessante: construir e apresentar um jornal. O mais legal é que a ideia surgiu dos próprios alunos, segundo os orientadores Beatriz Negrão (noite) e Luiz Rodrigues (manhã). Enquanto a turma da noite apresentou um jornal gravado, a turma da manhã realizou a transmissão ao vivo direto do estúdio de TV. Já os alunos do 4° período realizaram produções audiovisuais retratando histórias, montando o roteiro, produzindo e editando sob a orientação do Professor Fernando Negrão.

Design

No Projeto Integrador também há espaço para a conscientização. Os alunos do segundo semestre de Design, apoiaram a ONG MOMUNES, confeccionando e vendendo itens exclusivos para converter em fundos para a entidade. Com essa parceria, mais pessoas podem ser amparadas pela instituição que é responsável por cinco centros de educação infantil, quatro casas de acolhimento e duas repúblicas. Mazé Lima, fundadora do MOMUNES, compartilha que a colaboração da universidade contribui muito para a ONG, tanto na divulgação quanto na parte financeira.

Foram mais de 60 cursos apresentando os projetos desenvolvidos ao longo do semestre. O Projeto Integrador faz parte do componente curricular de todos os alunos que cursam até o 4º módulo na Uniso. Iniciativas como essa representam ótimas oportunidades, tanto para a comunidade, quanto para os alunos e a Universidade. Afinal, o evento alinha a prática e o aprendizado de maneira leve e consciente, preparando os estudantes para o futuro no mercado de trabalho, de modo inovador. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *