Epecom e MeetComm movimentam os cursos de Comunicação da Uniso
Por Agência Focs – Jornalismo Uniso
com contribuições de Beatriz Lippi, Sophia Ruivo e Kauã Bueno.
De 23 a 25 de setembro, os cursos da área da comunicação promoveram uma série de atividades na Universidade de Sorocaba (Uniso) durante o 18˚ Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom) e o 26˚ MeetComm. Os dois eventos são realizados anualmente de forma conjunta, envolvendo o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) e os três cursos de graduação da área, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Nesta edição, duas comissões organizadoras, uma formada por docentes do PPGCC e pós-graduandos e outra composta por professores e alunos da graduação, promoveram encontros com pesquisadores de outras instituições de ensino, jornalistas da região de Sorocaba e ex-alunos da Uniso, além de oficinas e atividades práticas com a participação de convidados externos e professores da casa.
Encontro de Pesquisadores debate Educação Midiática
Com colaboração de Kauã Bueno
Na manhã de 23 de setembro, o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso) deu início à 18˚ edição do Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom). O tema do encontro, realizado de forma híbrida, foi ‘Educação Midiática’ e a mesa de abertura contou com a participação da professora doutora Brasilina Passarelli, atual diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e da professora doutora Gabriela Borges, docente da Universidade de Algarves em Portugal. As convidadas fizeram suas participações de forma remota e foram acompanhadas por quase 70 pessoas online, além de cerca de 50 alunos da graduação reunidos no auditório EMI, no Bloco F da Uniso.
A professora Brasilina falou sobre literacias de mídia e informação e recuperou o desenvolvimento histórico das mídias digitais nos últimos 40 anos. Após a apresentação do tema, os participantes puderam enviar perguntas como fizeram alguns dos pesquisadores ligados ao PPGCC-Uniso como Carlos Carvalho Cavalheiro, Ana Elisa Viviani e Rafael Alves Sobrinho. As perguntas sobre o debate contemporâneo a respeito dos controles do uso de celular nas escolas, a presença da mídia no processo de ensino e aprendizagem, além de conceitos e teorias que ajudam a refletir sobre a relação entre mídia e educação permitiram à convidada explorar ainda mais o assunto. Os alunos da graduação também enviaram suas perguntas e puderam ouvir a opinião da professora Brasilina sobre o consumo de livros pelos jovens e o sucesso da Bienal do Livro de São Paulo deste ano.
Já a professora doutora Gabriela Borges apresentou o tema ‘A literacia midiática no campo da comunicação’ e recuperou a relevância de alguns teóricos da comunicação que parecem ter antecipado algumas situações contemporâneas e podem, portanto, ajudar a entender melhor nossa relação atual com as mídias. Ela também respondeu perguntas feitas pelos alunos da pós-graduação e da graduação.
Encontro de Grupos de Trabalho (GTs)
No período da tarde, de forma presencial, os pesquisadores com trabalhos aprovados pela comissão organizadora do Epecom apresentaram seus artigos na reunião de Grupos de Trabalho (GTs). Reunidos em salas temáticas sobre narrativas midiáticas, estudo de imagens, práticas jornalísticas, mídia e cidade, entre outros assuntos, os pós-graduandos e professores debateram sobre pesquisas finalizadas ou em andamento, realizadas na própria Uniso ou em outras instituições de ensino.
No meio da tarde, os participantes fizeram uma pausa para o café, servido no prédio da Biblioteca Aluísio de Almeida, localizada na Cidade Universitária Professor Aldo Vannucchi.
No segundo dia de trabalhos, também no período da tarde, foi realizado o Encontro dos Grupos de Trabalho Júnior. Esse espaço é ocupado por alunos da graduação que têm a oportunidade de apresentar resultados de pesquisa de conclusão de curso, como monografias e projetos experimentais, de Iniciação Científica e de outros projetos realizados ao longo da formação universitária. Além dos alunos dos cursos de comunicação, estudantes de outras áreas também participam do encontro como foi o caso do aluno de Letras João Vitor Moreno de Melo Nista.
26˚ MeetComm é marcado por pautas étnico-raciais e novidades técnicas na comunicação
O evento anual dos cursos de comunicação da Uniso foi marcado por debates e falas sobre a valorização do estudo como forma de se alcançar o sucesso, a importância do reconhecimento dos ancestrais e as políticas de diversidade. As atividades foram realizadas entre 23 e 25 de setembro no auditório do Bloco F e no auditório da biblioteca da Universidade de Sorocaba (Uniso), trazendo como palestrantes egressos dos cursos de comunicação e profissionais da área.
Primeiro dia do 26⁰ Meetcomm aborda questões étnico-raciais na comunicação
Por Sophia Ruivo Pompeu
O primeiro a falar foi Rafael Alves Sobrinho Filho (37), mestrando em comunicação e cultura e formado em jornalismo pela Uniso. Ele apresentou como as referências negras brasileiras são muitas vezes apagadas ou esquecidas. Por meio de uma interação com o público, deixou sua mensagem sobre a importância de reconhecer os ancestrais. “Qualquer pessoa antes de mim é meu ancestral, temos que resgatar e não esquecer de quem veio antes, abrindo caminho para nós”. Filho também ressaltou a importância de um jornalismo antirracista: “Comunicação antirracista é algo que tem que ser contínuo”. Em outro momento, levantou a questão: “Será que estamos lendo as pessoas certas? Ouvindo as pessoas certas?”
Em seguida, Tami Dagnes, formada em jornalismo pela Uniso e influenciadora de moda e beleza do grupo Boticário, salientou a importância de políticas de diversidade nas empresas para dar oportunidade a jovens negros alcançarem cargos altos. “É importante manter o sonho vivo e os pés no chão. Sempre pensar nos nossos e para os nossos. Só assim a mudança de um cenário é realmente efetiva.”
Finalizando as apresentações, Mariana Claudino, publicitária e ganhadora do prêmio Perifa em Cannes, falou sobre não desistir dos sonhos e como a periferia só é interessante para brancos quando é utilizada na moda. Ela ressaltou a importância de mais diversidade na publicidade, “precisamos de gente preta na publicidade, o Brasil é majoritariamente preto”.
O bate-papo após as falas foi intermediado pelo professor Thiago Ribeiro, com perguntas feitas pelo público. Ele chamou a atenção para o fato de que os cursos de comunicação da Uniso não têm professores negros. Filho reforçou que estudantes negros precisam se manter firmes e não desistir, para que mais universitários possam se especializar e voltar para a faculdade como professores.
Ao longo das perguntas, estudantes demonstraram a gratidão pelas palestras, e em dado momento, uma aluna se emocionou e agradeceu por ter se sentido acolhida e representada pela primeira vez ao ver os convidados contando suas histórias.
Meetcomm: segundo dia apresenta prática de Mojo e palestra sobre endomarketing
Por Sophia Ruivo
Com filmagens simultâneas da plateia, Witter Veloso, jornalista e coordenador audiovisual da TV Tem, explicou o que é Mojo (mobile journalism), durante sua palestra no MeetComm, e ressaltou o pioneirismo da emissora brasileira ao empregar o recurso que canais como CNN e BBC já utilizam. Ele exemplificou a mobilidade de entrar em qualquer lugar e demonstrou o programa ‘Nosso Campo’ e filmagens das eleições feitas em Mojo.
Após uma apresentação técnica, Veloso, com a ajuda da estagiária da TV Tem e aluna do curso de jornalismo da Uniso Beatriz Jarins, separou grupos para aplicar o Mojo na prática, filmando uma ação de publicidade em parceria com a marca de Açaí Amazonas Berry.
Perguntas sobre economia, segurança dos repórteres, facilidade de gravação e resistência à nova tecnologia foram feitas pelos alunos presentes no auditório do Bloco F da Uniso ao palestrante. Ao final da fala de Veloso, Bruna Gomes, analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) Sênior da emissora, subiu ao placo para convidar os alunos a participarem do processo de seleção de estagiários da TV Tem que está com vagas abertas.
A segunda palestra da noite começou após o intervalo e foi apresentada por Nathalie Silva, publicitária formada pela Uniso e analista de comunicação interna da Eduzz. Ela explicou o que é endomarketing e demonstrou como as empresas podem melhorar seus processos de inclusão praticando-o.
Silva fez questão de destacar no início de sua fala que é autista. Ela comentou sobre as dificuldades do diagnóstico e respondeu perguntas sobre sua experiência nesse processo. Ela contou que procura promover em sua empresa campanhas de acolhimento, saúde física, mental e bem-estar, com “ações que conquistam o coração e a mente dos trabalhadores”. Ela defende que iniciativas de inclusão, promoção de acessibilidade e a produção de melhorias no espaço das empresas é uma maneira humana e mais eficiente de atuação e resumem a relevância do endomarketing que é, segundo ela, “uma cultura”.
A terceira noite de atividades do MeetComm teve como temas o marketing esportivo e o jornalismo cultural.