jornalismo onlineSorocabaUniso

Ausência de Rodrigo Manga no debate gera discussão na internet, mas não surpreende

O candidato à reeleição em Sorocaba decidiu não comparecer ao principal debate que antecede às eleições municipais de 6 de outubro.

Por Mateus Machado (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Debate TV TEM – Foto: Reprodução/TV TEM

Na noite desta quinta-feira (3), foi realizado o último debate eleitoral para as prefeituras de todo o Brasil. Em Sorocaba, o debate entre os candidatos foi transmitido pela TV TEM, emissora afiliada à Rede Globo.

O encontro entre dois, dos quatro candidatos que concorrem ao cargo à Prefeitura,  durou aproximadamente 1h, sendo mediado pelo jornalista e apresentador Thiago Ariosi.

Na disputa pelo gabinete do executivo estavam os candidatos Paulinho do Transporte (PT) e Danilo Balas (PL), já Rodrigo Manga (Republicanos) não apareceu e nem justificou o porquê da ausência. 

O convite foi feito aos candidatos que possuem representatividade no Congresso Nacional com, no mínimo, cinco parlamentares, por este motivo, o candidato Calebe Henrique (PCO), não participou do debate.

A falta de compromisso do atual prefeito para com o debate gerou discussões na internet, mas não provocou nenhuma surpresa por parte da oposição e nem dos próprios eleitores de Manga. Então o que seria uma disputa a três, se tornou uma conversa “Ping Pong” entre Paulinho e Balas.

Divisão dos temas e propostas

O debate foi realizado da seguinte maneira: no primeiro e terceiro blocos, as perguntas tinham temas livres, conforme a própria escolha do candidato, já no segundo e quarto bloco, uma pergunta sobre uma determinada pauta era direcionada a um dos candidatos, havendo direito de resposta seguida de uma réplica e uma tréplica. 

Entre os temas sorteados e as propostas apresentadas, pode-se destacar a questão da Segurança Pública. A proposta de Danilo Balas, nesse tema, compreende a expansão da ação da guarda-civil municipal e da polícia militar em toda a cidade, por meio de um aumento do efetivo em até 400 agentes de segurança. Já Paulinho do Transporte apresentou sua proposta de tarifa zero para o transporte público sorocabano, sem aumento de tributos.

Além dessas propostas, não faltaram ataques indiretos à atual gestão. Foram lembrados casos de suspeita de corrupção na saúde e o superfaturamento na aquisição de kits de robótica e de um prédio destinado à secretária de saúde na cidade.

Repercussão na internet

O portal Sorocabanices publicou comentários sobre o debate, dentre eles destacou-se a ausência de Manga, defendido por alguns internautas e criticado por outros. De qualquer forma, não houve surpresa com mais uma falta do atual prefeito, já que o candidato não participou de nenhum outro debate na cidade nos últimos meses.

A ausência de Rodrigo Manga permitiu que Danilo Balas (PL) e Paulinho do Transporte (PT) tivessem mais tempo para apresentar seus planos de governo para a cidade de Sorocaba. Por outro lado, mesmo com tantas ausências sem justificativas, Rodrigo Manga permanece na liderança nas pesquisas de intenção de voto, com 74,4%. 

Paulinho do Transporte (PT) aparece em segundo lugar, com 7,1% e Danilo Balas (PL) em terceiro, com 6,9%. Os dados foram divulgados pelo instituto “Paraná Pesquisa” na última quarta-feira (2). 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-02922/2024. Foram ouvidos 700 eleitores, com idades a partir de 16 anos, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. O índice de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,8% para mais ou para menos. Atualmente, Sorocaba tem 527.772 eleitores aptos para votar.

Polêmica sobre a pesquisa

A agência Focs apurou no site do TSE que o “Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda” financia as pesquisas que realiza com recursos próprios. 

No espaço de registro das pesquisas de intenção de voto, há uma coluna nomeada de ‘contratantes’ onde é identificado quem solicitou a sondagem. No caso do Instituto Paraná, aparece sempre a informação “recursos próprios”. Isso significa que não haveria, como é comum nas contratações de pesquisas de intenção de voto, um contratante identificado como um veículo de imprensa ou outro ator social. 

Apenas como exemplo, a pesquisa Quaest, registrada sob o protocolo SP-00281/2024 junto ao TSE, e a DataFolha SP-09329/2024 foram solicitadas, respectivamente, pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo e TV Globo.

Hora do voto

As eleições municipais serão realizadas em todo o Brasil no próximo dia 6 de outubro, entre às 08h e 17h. Os eleitores devem se lembrar de levar o título de eleitor, impresso ou digital, além de um documento original com foto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *