Jornalismojornalismo onlineSorocabaUniso

I Colóquio Interdisciplinar da pós-graduação da Uniso reúne especialistas para discutir inovação e interdisciplinaridade

Por Beatriz Lippi (Agência Focs – Jornalismo Uniso)

Abertura do I Colóquio Interdisciplinar da pós-graduação – Foto: Beatriz Lippi

A Universidade de Sorocaba (Uniso) realizou, na última quinta-feira (24), o primeiro dia do I Colóquio Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (PPGPTA), junto ao IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas e ao II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais. O evento, que acontece ao longo de dois dias, promoveu discussões sobre os desafios e as potencialidades das práticas interdisciplinares na ciência e na tecnologia, com a presença de professores e pesquisadores da Uniso.

O encontro começou com uma mesa de café da manhã, seguida da abertura oficial realizada pelas professoras Denise Grotto e Valquíria Miwa Hanai Yoshida, respectivamente, coordenadoras do PPGCF e do PPGPTA, e pelos professores José Martins e Rogério Augusto Profeta, pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e reitor da universidade.

Na sequência, a professora Marcia Bento Moreira, que participou via Teams, fez a apresentação inaugural da palestra “Perspectiva e potencialidade dos diálogos interdisciplinares”. Em sua fala, destacou a importância do avanço do conhecimento interdisciplinar e apresentou exemplos de pesquisas inovadoras no Brasil e no mundo, abordando biotecnologia e terapias celulares como áreas promissoras para a prática clínica e a pesquisa em saúde. Ela ainda apontou a necessidade de superação dos desafios da interdisciplinaridade, enfatizando como o diálogo entre áreas distintas pode impulsionar a inovação em saúde e o desenvolvimento socioambiental. A professora Marcia finalizou sua apresentação com uma sessão de perguntas, respondendo dúvidas do público sobre o engajamento da comunidade acadêmica para fomentar a inovação tecnológica.

A programação seguiu com uma roda de conversa, para discutir a evolução do perfil dos pós-graduandos e as mudanças nas expectativas e competências demandadas por esses alunos ao longo dos anos. A mesa abordou ainda a importância de adaptar os programas de pós-graduação para atender às novas demandas dos alunos e prepará-los para os desafios atuais e futuros no campo interdisciplinar.

O evento continuou na sexta-feira (25), com mais apresentações e discussões focadas em fortalecer a troca de conhecimentos entre diferentes áreas do saber, incentivando a criação de soluções que integram saúde, tecnologia e sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *