“Como a sua religião aparece na imprensa?” Ranieri Costa, jornalista e teólogo, compartilha sua experiência em cobertura religiosa
Por Camilly Medeiros (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
Na última sexta-feira (25), os alunos do 5º semestre de Jornalismo receberam o jornalista Ranieri Costa, especializado em jornalismo religioso.
O incômodo com a retratação da religião na mídia e o desejo de apresentar evangélicos plurais, são as maiores motivações de Ranieri no jornalismo de religião. Ele mostrou que 31% da população brasileira é formada por evangélicos. E, ainda assim, a cobertura é superficial e estereotipada.
Isso não é algo exclusivo da religião evangélica, Ranieri apresenta como a cobertura religiosa sempre utiliza das mesmas fontes e não se aprofunda em suas pautas, sendo muitas vezes tratadas apenas como sazonais.
Ranieri já produziu diversas matérias marcantes e de diversas religiões como “Quem é exu Tranca Ruas” para o UOL e diz que a pesquisa e o contato com a religião são indispensáveis, “se você quer saber sobre fé, converse com quem crê”.
A religião move pessoas. E se move pessoas, é uma pauta importante, “quem começar a ocupar esse espaço com ética e profundidade agora, pode se tornar referência no futuro”, afirmou Ranieri.
