Jornalismo equestre é tema de encontro com Matheus Oliveira na Uniso
Por Isaac Sarti (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
Na última sexta-feira (9), os alunos do 5º semestre de jornalismo da Universidade de Sorocaba receberam o jornalista Matheus Oliveira para falar sobre o jornalismo equestre, a área especializada em equinos, na profissão.
Formado em Jornalismo pela Uniso, Matheus trabalha atualmente no Portal Cavalus. Segundo ele, apenas jornalistas formados são aceitos neste seguimento, devido à grande responsabilidade na divulgação de informações que têm potencial de impacto no mercado de equinos. Ele explica que a maioria das produções de jornalismo equestre é voltada à divulgação de raças raras de alto custo, em competições, por exemplo, sendo essa uma comunicação segmentada, isto é, voltada para o próprio setor.
Segundo o jornalista, há um interesse diferente sobre a pauta, quando ela é planejada pelos meios de comunicação tradicionais ou pelos segmentados (especializados no assunto e voltados para um público específico). No setor equestre, o interesse na maioria das vezes não está no peão de rodeio que ganhou o campeonato, mas sim no cavalo. “Quem produziu aquele cavalo” será procurado para fornecer o gene do animal.
Outra atuação que ocupa muito espaço no cotidiano de trabalho de jornalistas do setor equestre é a cobertura dos eventos que geram pouco interesse dos veículos de imprensa tradicionais.
De acordo com Matheus, a assessoria de comunicação é um dos principais pilares do jornalismo equestre também pelo fato de existirem muitas polêmicas ao redor do mundo dos rodeios e comércio de equinos. Então, a gestão de possíveis crises é importante.




