Projeto de alunos de Jornalismo será usado por instituições de Sorocaba e região
Por Kauã Bueno – (Agência Focas – Jornalismo Uniso)
Alunos do 4º semestre de Jornalismo da Uniso terão seu Projeto Integrador de Mídias Sonoras, disponibilizado para instituições de Sorocaba e cidades da região, como Indaiatuba, Campinas, Salto de Pirapora e Itu. O anúncio foi feito na última sexta-feira (22).

O material foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2025 e tem como foco a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Entre os conteúdos estão videoclipes, reportagens e histórias em quadrinhos com áudiodescrição, além de produções sobre fatos históricos, como a morte do piloto Ayrton Senna.
A novidade foi confirmada em vídeo pelo palestrante de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Luís Lima, e apresentada pela professora e jornalista Bianca Didoni, orientadora do projeto.

“Desde o início apostei nesse tema, porque já o estudava na minha graduação do mestrado, porém ainda não tinha aplicado para a sociedade, nicho, população ou para uma comunidade. E através desse projeto, surgiu a oportunidade de ter uma imersão áudiodescritiva”, explica Bianca.
O trabalho também contou com apresentações no Auditório do Bloco D, na Cidade Universitária, com a participação de pessoas com deficiência visual e aberto ao público em geral.
Segundo Bianca, parte do material será disponibilizada a entidades da região, como a Associação Sorocabana de Amparo a Pessoas Cegas (ASAC). “
“É um motivo de muita alegria, quando o Luís, um professor e palestrante com baixa visão e defensor da causa de acessibilidade urbana e da informação, reconhece o projeto e faz esse convite”, destaca.