Projeto “Dobrin” distribui brinquedos e presentes no dia das crianças
Alunas do curso de fonoaudiologia da Uniso arrecadam brinquedos em projeto de extensão que une solidariedade e atenção sobre a importância do brincar
Por Rafaela Sallum (Agência Focas- Jornalismo Uniso)
O projeto de Doações de Brinquedos (Dobrin) teve a sua primeira edição em 2024 quando familiares de crianças em tratamento fonoaudiológico comentaram com a professora e profissional da área, Amanda Tragueta Ferreira Vasques, 40 anos, sobre brinquedos que os filhos não usavam mais e a vontade de doá-los. O projeto surgiu como uma forma de trabalhar com as crianças o desapego e a ajuda ao próximo, contribuindo para ampliar as possibilidades do “brincar” para crianças em situação de vulnerabilidade.
“Infelizmente, nos dias atuais, tanto crianças, quanto adultos já não lembram ou não sabem mais o que é o brincar genuíno. Com a modernidade e a tecnologia, o brincar, o manuseio com o brinquedo e a conexão entre as pessoas foram ficando mais delicadas e menos presentes”, lamenta Amanda que é docente do curso de Fonoaudiologia da Uniso. A campanha, que tem como símbolo o brinquedo, é uma maneira de resgatar essa conexão perdida entre adultos e crianças, favorecendo o desenvolvimento infantil. A campanha teve vários parceiros na edição passada e ajudou famílias de Sorocaba, Barueri, São Paulo e Ribeirão Preto. A edição de 2025 surgiu como um projeto de extensão associado a um componente curricular de estágio supervisionado em Unidade Básica de Saúde (UBS) da graduação em Fonoaudiologia da Uniso, voltado a alunos do oitavo semestre. O objetivo central da atividade é a arrecadação de brinquedos para o dia das crianças, comemorado ontem, 12 de outubro. Para a professora Amanda, o envolvimento e a dedicação das alunas de fonoaudiologia foram essenciais para o sucesso da campanha que contou com o cadastramento de crianças atendidas em casas de acolhimento e daquelas que realizam fonoterapia nas UBS. As entidades informaram a quantidade de meninos e meninas, e suas respectivas idades, para que os brinquedos fossem distribuídos.
Na visão das alunas de fonoaudiologia, o Dobrin foi mais do que um projeto de extensão, foi a oportunidade de experimentar emoções e presenciar ações pequenas que muitas vezes passam despercebidas no cotidiano tornarem-se grandes alegrias, espalhando solidariedade, empatia e carinho. As alunas enxergam, de uma maneira geral, a ação como a chance de tratar as crianças como protagonistas e mostrar aos adultos a importância do brincar, fortalecendo vínculos e substituindo telas por conexões reais. Para as futuras fonoaudiólogas, o projeto Dobrin e o curso de fonoaudiologia têm transformado vidas. Na visão da professora Amanda, o principal aprendizado que a experiência proporcionou aos alunos tem relação com a percepção sobre relevância de atuar de forma prática, além de levar em conta que ao trabalhar com pessoas, é preciso levar em conta os afetos.
Neste ano, estima-se que o Dobrin distribuiu 120 presentes e 150 brinquedos doados foram entregues em seis locais diferentes. A campanha passou por cidades como Sorocaba, Votorantim, Itapetininga, Ribeirão Preto e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A professora Amanda destacou a quantidade de pessoas que se engajaram no projeto, o que permitiu com que se chegasse ainda mais longe. Para o grupo de alunas participantes do Dobrin, vivenciar a fonoaudiologia na prática com a ação de brinquedos proporcionou um crescimento pessoal e profissional além do atendimento clínico. A ação mostrou aos futuros profissionais da área de saúde que o fonoaudiólogo não é apenas o responsável por reabilitar, mas também o que acolhe e ensina. Através do brincar, a criança explora novas habilidades e se desenvolve.





