Professores universitários lançam livro digital gratuito sobre jogo The Last Of Us

O lançamento será parte da programação especial da Jornada Gamer Uniso 2021, promovida pelo curso de Jogos Digitais

Por Nicole Bonentti

Agência FOCS – Jornalismo Uniso

No dia 10 de maio, data que faz parte do calendário da Jornada Gamer Uniso 2021, promovida pela Universidade de Sorocaba e o curso de Jogos Digitais da instituição, ocorrerá o lançamento do livro “The Last of Us: olhares sobre a narrativa dos jogos”, escrito pelos professores Thifani Postali e Tadeu Rodrigues Iuama. A obra, que será disponibilizada em versão digital e gratuita, abordará a construção dos personagens e estruturas narrativas do jogo que em 2020 lançou sua segunda parte, considerada um dos lançamentos mais aguardados do ano.

Segundo Thifani Postali, doutora em Multimeios, mestra em Comunicação e professora dos cursos de Comunicação e Jogos Digitais da Uniso, ao longo dos seis capítulos em que o livro está dividido, serão descritas reflexões sobre a franquia e explorada a relação com produtos transmidiáticos e a interatividade possibilitada pelos jogos – que são ambientados em uma temática pandêmica.

A professora afirma que a ideia do livro não surgiu com a pandemia da covid-19, mas que a reflexão sobre o tema foi inevitável e está presente em um trecho do trabalho. “O tema central do jogo se desenvolve em um contexto de pandemia, então isso nos chamou a atenção e nos fez refletir, inclusive no primeiro capítulo, sobre o que seria a reorganização social em um contexto pós-pandêmico em que não se tenha encontrado a cura para um vírus. Porém, a ideia inicial partiu mesmo do desejo de jogar”, conta.

Tadeu Rodrigues Iuama, que é doutor em Comunicação e professor, além de desenvolvedor de jogos analógicos, narra que a certeza de que o jogo oferecia material suficiente para promover diversos diálogos veio também através de grupos de pesquisa que ambos os autores fazem parte.

Já sobre o público ao qual o livro foi destinado, Tadeu diz que espera que sejam contemplados tanto aqueles que têm curiosidade sobre como um jogo pode ser tema de uma pesquisa acadêmica, quanto pesquisadores que possuem desejo de se aproximar das reflexões sobre os jogos enquanto mídia. “Esperamos que nossa obra atenda, com a devida profundidade acadêmica e com o devido carinho pelo jogo, à demanda de registrar reflexões sobre o jogo mais premiado da história, que trouxe à tona diversas questões importantes sobre a indústria dos jogos, sobre a nossa sociedade e, sobretudo, sobre ética”, discorre.

O evento de lançamento será realizado on-line nos períodos matutino e noturno, respectivamente às 9h30 e 20h30, e poderá ser acessado por qualquer pessoa. A transmissão será realizada na página do Facebook do curso https://www.facebook.com/jduniso e através da Twitch https://www.twitch.tv/jd_uniso.

O jogo

The Last of Us, o jogo que inspirou o livro, se passa em um contexto pandêmico, no qual a mutação de um fungo transforma os humanos infectados em monstros canibais. Ao longo da narrativa, conhecemos a reorganização social dos poucos sobreviventes e acompanhamos os personagens. Joel e Ellie são acompanhados em uma jornada até um grupo de rebeldes que procura pela cura.