MARATONA DE MODA, FASHION CRAZY, ACONTECE DURANTE A UNISO WELCOME COM INSPIRAÇÃO EM ROUPAS RECICLADAS E NO FILME “PANTERA NEGRA”

A semana de recepção aos calouros da Uniso em 2019 apresentou uma maratona de moda, a Fashion Crazy. Inspirada no filme “Pantera Negra”, a mostra foi realizada entre 11 e 13 de fevereiro no auditório da biblioteca no Campus Cidade Universitária pelos alunos do primeiro, terceiro e quinto períodos do curso de Moda.
As oito equipes foram responsáveis por produzir figurinos com roupas de brechós e materiais descartados, montar um modelo e desfile, fazer um pequeno filme de making off, escolher trilha sonora, organizar o espaço e conseguir a plateia.

Figurinos foram feitos com roupas de brechó e materiais descartados
Segundo a coordenadora do curso, a professora Laura Mello de Mattos Anacleto, “a proposta principal era integração, colaboração mútua e avaliação do mercado regional”, informa. Referências da Moda em Sorocaba como Luciana Rojo, proprietária da loja Saia de Saia, Valentina Rampini, egressa e digital influencer, a produtora de eventos de Moda Eixo Sorocaba São Paulo, Adriana Alves Sacchi entre outros convidados estavam presentes para julgar o desfile ao final do último dia.
“Trabalhar sob pressão e em equipe, delegar tarefas e controlar o desempenho dos demais é o que encontrarão na profissão”, explica a coordenadora sobre a importância do evento para o desenvolvimento do aluno de Moda.
Dois grupos foram finalistas. Luan Fernandes, do terceiro período, conta o processo de criação das peças do look que rendeu o segundo lugar, tendo como referência a cultura das tribos africanas. “A gente não quis se inspirar num personagem específico nem nada, mas sim no filme todo e pensar na África, para não ficar parecendo um figurino do filme, então a gente pensou no contexto da África, das tribos, no quanto as pinturas corporais têm importância para eles, quanto aqueles desenhos têm simbologias espirituais, religiosas, o quanto a gente tem que respeitar isso”, explica Luan.
Grupo finalista se inspirou em guerreiros africanos e pinturas étnicas para compor o desfile

“Para o acessório, a gente quis puxar para esse ar de guerreiro, da representatividade negra. O quanto os negros batalham no seu dia a dia para conquistar o seu espaço. Então todos eles são guerreiros”, conclui Luan, que acredita que o trabalho passado pela professora Laura tenha sido uma “experiência incrível” por misturar alunos de outras turmas no grupo, fazendo com que houvesse troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para que entregassem um resultado muito bom aos jurados.

Texto: Giúlia Henriane – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
Fotos: Luan Fernandes e Prof. Laura Anacleto (Arquivo Pessoal)