Dia do professor motiva reflexão sobre a missão de educar

Com início no Brasil Imperial , em 1827, o Dia do Professor foi instituído com o objetivo de tornar a educação mais acessível no país. Porém, mesmo com essa acessibilidade, a profissão não é valorizada como deveria, ainda que todas as outras áreas dependam dela para existir.
“Hoje, o maior desafio de ser professor é a desvalorização da profissão e do conhecimento no nosso país, por parte dos alunos com a indisciplina e dos pais que não confiam no nosso estudo.” É assim que Patrícia Ribeiro, que leciona há quase 20 anos e atualmente atua no Ensino Médio de uma escola privada de Sorocaba, enxerga o obstáculo atual do magistério. Portanto, não basta a desvalorização do ensino por parte dos gestores públicos, o professor ainda tem que lidar com alunos que o desrespeitam e pais que duvidam.
Por outro lado, ao serem constantemente desafiados, docentes se desdobram para manterem a motivação, inspirações e memórias positivas. O incentivo de alguém para seguir a carreira, por exemplo, costuma ser considerado valioso e guardado na lembrança. Fernando Negrão Duarte, que está nesta área desde 1996, foi incentivado por um profissional a ensinar num curso de Fotografia, em torno dos seus 18 anos. “Ele veio me perguntar se eu poderia dar aula e eu não tinha a mínima ideia do que era dar aula porque, até então, eu era aluno”, e nessa oportunidade que o professor Fernando montou a sua primeira apostila com o auxílio e inspiração de um antecessor que acreditou nele.
E para quem deseja seguir essa carreira, Negrão enfatiza cinco exercícios diários: a paciência, para lidar com o ambiente diverso que é a sala de aula, onde emoções, sensações e desejos se manifestam em todos de maneiras diferentes; entusiasmo, que, como ele mesmo explica “se você perder o entusiasmo, você contamina o aluno, e a classe percebe”; a vontade de ensinar, porque só o aspecto financeiro não é o bastante; estudar sempre, já que os alunos têm acesso às mesmas informações de quem dá a aula, portanto, é preciso estar atualizado; e aprender com o aluno, “se você não volta pra casa com alguma coisa que você aprendeu com o aluno naquele dia, não valeu a pena ter saído de casa”, conclui o professor.
Dentre todos esses aspectos, ser professor é considerada a “profissão do futuro”, como entende Marisa Telo, professora formada há 25 anos em Letras pela Universidade de Sorocaba. É “do futuro” porque é a única maneira sensata de resolver os problemas do presente, de desigualdade, violência e desrespeito. É “do futuro” porque todos que se envolvem com o ensino, o levam pra vida, para o futuro.
“Educar é uma missão”, como diz Alessandra Costanzi, professora da rede privada de Sorocaba, atuante no Ensino Fundamental. A escola é o primeiro ambiente de socialização, “essa criança carrega toda uma educação proposta pela família da qual ela vem, de quais limites foram impostos a ela”, continua a professora. Para ela, é na escola onde se aprende a lidar com as primeiras diferenças de idade, comportamento e, principalmente, as formas de ensinar vindas do ambiente familiar.
Alessandra destaca como gratificante apoiar o aluno a superar seus obstáculos, e ao ajudá-lo a traçar seus caminhos, sua vida é marcada (professor ou aluno), em qualquer aspecto que seja.  Com este alcance na relação, “Se estabelece um laço de carinho”, complementa Marisa Telo.  A relação professor-aluno é mútua, porque é impossível emitir uma mensagem, sem que tenha alguém para recebê-la.
E hoje, no Brasil Republicano, em que, além das dificuldades já mencionadas do início deste texto, muitos ainda não conseguem enxergar que a educação é a base para progredir, e, sem ela, não existe ordem. Mesmo assim, o professor faz parte da história, é ele quem conta, explica e reexplica, se necessário. Muitos atravessam quilômetros pra dar aula sem lousa e sem livro. E mesmo para os que não percorrem essa distância, o esforço está no dia a dia, na rotina que se desdobra para ensinar.
Seja por pura vocação ou porque ensinar se tornou meta na vida, professores seguem enfrentando desafios e marcando a vida de alunos, afinal, todos costumam ter histórias especiais de pelo menos um professor guardado no coração.

Texto: Bruna Deroldo – Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)
Foto: Divulgação – Freepik