Alunos da Uniso conhecem avanços do setor industrial no Innovation Day

A inovação atraiu alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Uniso à fábrica da CNH Industrial em Sorocaba, para o Innovation Day. O evento, ocorrido na última quinta-feira (27), foi novidade da empresa e convidou a comunidade a entender melhor como desenvolve a inovação tecnológica em seus negócios.
A CNH Industrial é uma empresa multinacional de fabricação de motores, equipamentos de construção e marítimos. No ano passado foi eleita pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das 150 empresas mais inovadoras. Entre as empresas de capital privado, ela é a que possui maior número de patentes registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
Representante da CNH explicando o funcionamento de
algumas máquinas produzidas pela empresa
O objetivo do Innovation Day, segundo Jorge Görgen, gerente de comunicação da empresa, foi não apenas mostrar para a sociedade o trabalho da empresa no que envolve inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, mas buscar promover uma integração com a sociedade em vários aspectos, tanto do meio acadêmico quanto do profissional, ou do próprio Estado. “São vários agentes de integração que propiciam um ambiente que depois podem resultar em alguma inovação, seja agora ou no futuro”, ele explica.
A programação do Innovation Day contou com apresentações dos engenheiros-chefes da indústria nos setores agrícola, de construções, transporte, telemetria, agricultura de precisão e energia, que mostraram algumas das novidades tecnológicas com as quais estão trabalhando. Além disso, houve palestras sobre inovação, e o evento se encerrou com uma visita à fábrica.
Para o presidente da CNH Industrial na América Latina, Vilmar Fistarol, promover uma interação com a comunidade através de um evento como esse cria um ambiente propício para integrar uma diversidade de pessoas e ideias em função da inovação, “produzindo ideias que se transformem em inovação e depois essa inovação possa efetivamente ficar a serviço da comunidade como um todo”.
A Uniso não foi a única universidade a marcar presença no evento. Jorge Görgen diz que a interação com o meio acadêmico é importante não apenas no que diz respeito a pesquisadores e laboratórios, mas também aos próprios estudantes, que podem ser agentes da inovação no mercado de trabalho num futuro próximo. “Isso aproxima o aluno ainda mais de diversos setores do mercado de trabalho, e eu aprendi que uma ideia pode transformar a vida das pessoas”, comenta Matheus de Queiroz Antunes, de 18 anos, estudante do primeiro semestre de jornalismo.

Texto: Antony Isidoro e Isa Feijó  Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)

Fotos: Antony Isidoro e Larissa Amâncio  Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJOR/Uniso)