Curso de Jogos Digitais da Uniso recebe nota máxima em avaliação do MEC
Retrospectiva Focs 2023
Pioneira no curso de Jogos Digitais no Brasil, a Universidade de Sorocaba conquistou nota 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação, tendo pela primeira vez uma mulher, a professora Thifani Postali, como coordenadora do curso
Por Rafael Filho (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Coordenado pela primeira vez por uma mulher, o curso de Jogos digitais da Universidade de Sorocaba (Uniso), conquistou a nota máxima – que varia entre 1 e 5 – em avaliação realizada pelo Ministério da Educação. Segundo a professora Thifani Postali, esse resultado é fruto de um trabalho desenvolvido desde a criação do curso em 2012, que vem sendo atualizado ao longo do tempo, para atender as demandas do mercado e qualificar cada vez mais os alunos. Isso pode ser constatado, pela evolução da nota do curso, já que em 2015, na primeira avaliação, a nota obtida foi 4, algo que já foi uma grande conquista na época.
Thifani, que assumiu a coordenação do curso em 2021, conta que fora as questões burocráticas inerentes a avaliação, como conferência de documentos, atualização do PPC (Plano Pedagógico do Curso) não foram realizadas atividades específicas para a visita do MEC, sendo necessário somente a manutenção de tudo o que o curso já vinha desenvolvendo. “Foi organizado um portfólio do curso apresentando imagens, vídeos de jogos, e eventos para comprovar toda a trajetória ativa do curso. Então nós não fizemos nada de diferente, apenas criamos as comprovações daquilo que a gente já vinha fazendo”, enfatiza Thifani.
A coordenadora aponta que fatos que ocorreram ao longo do período entre 2015 e 2023, como o lançamento do Game Lab (laboratório específico do curso), investiram em equipamentos para sonorização e desenvolvimento de games, e a criação de uma nova matriz curricular impulsionaram o alcance do objetivo. Segundo Thifani, na mudança da grade curricular do curso ocorrida em 2022, foram incluídas mais disciplinas que tinham contato com os cursos de comunicação, para que os alunos pudessem entender o jogo de fato, como um produto midiático. “Eu acredito que toda essa lapidação do curso ao longo desses 10 anos de existência, contribuiu muito para essa nota”, pondera a professora.
As relações interdisciplinares e o investimento da universidade em laboratórios, também são apontados por Thifani como a chave do sucesso. De acordo com ela, além dos laboratórios específicos para as aulas do curso, como o de informática e o Game Lab, outros também são muito utilizados. “A gente usa o laboratório de comunicação, por exemplo, para a disciplina de animação 2D/3D, onde o professor Rafael Sampei leva os alunos para captar imagens reais, para que depois eles entendam ainda mais os movimentos que são aplicados nos jogos”, conta Thifani.
Citando como um diferencial do curso, Thifani relata que o laboratório de música também é utilizado pelos alunos durante o curso. Ela explica que o professor Adriano Felício, que ministra a disciplina de sonorização, traz músicos profissionais para participarem das aulas e que recentemente ele ofereceu um workshop de bateria. O intuito é que “o aluno aprenda não só o som no digital, mas a olhar para um instrumento ao vivo, para compreender cada parte, cada som. Assim a gente vem tentando ao máximo oferecer para eles coisas complementares para o aprendizado, e isso nos levou até essa nota 5”, enfatiza Thifani.
Segundo o assessor acadêmico e de planejamento da Uniso, Rafael Bunhi, é extremamente importante se analisar algo inédito que ocorreu nesta avaliação do MEC: o alcance da nota máxima em todos os quesitos de uma dimensão. O professor, que também é coordenador do programa de pós-graduação em educação, explica que atualmente, a avaliação de curso do MEC possui uma divisão em três dimensões: 1) Organização didático pedagógica, 2) O corpo docente e 3) Infraestrutura. Cada uma dessas dimensões possui um conjunto de indicadores que podem receber notas de um a cinco. “ A dimensão organização didática pedagógica, que é dimensão um, teve cinco em todos os indicadores. É uma questão inédita para nós da Uniso. Nenhum curso até hoje havia gabaritado”, enfatiza Bunhi.
Para Bunhi, a nota é importante porque demonstra a qualidade que o curso possui. Ele conta que na reunião final, os avaliadores fizeram diversos elogios, principalmente para os alunos, que segundo eles são alunos que já entraram desde o começo sabendo o que querem. Sendo que muitos deles comentaram que entraram muito tímidos, devido a um perfil que eles imaginavam do curso e o quanto o curso se desenvolveu ao longo da jornada na Instituição. “Me marcou muito também os avaliadores elogiarem, um curso de jogos digitais ter um laboratório (Luderia) de jogos analógicos. Isso mostra a evolução do conhecimento e o quanto a gente também se importa com isso”, complementa Bunhi.
Sobre os jogos analógicos, Thifani cita a utilização de outro laboratório da universidade, o Sthemda Lab, que dentre as mais diversas atividades, possui uma impressora 3D à disposição da comunidade. Thifani conta que na disciplina de Design de Jogos Analógicos, os alunos criam protótipos para fazer desde as pecinhas até a caixa do jogo, deixando-o pronto na Luderia (espaço para jogos que fica dentro da biblioteca do campus Cidade Universitária) para que outros alunos testem esse jogo. “O aluno encontra na Luderia, jogos clássicos como um War, por exemplo. Mas ele tem disponíveis também, para experimentar, jogos produzidos aqui mesmo, na disciplina do professor Tadeu Iuama”, reforça Thifani.