Oficina descomplica normas da ABNT na Semana da Comunicação

A programação da Semana da Comunicação Uniso foi dedicada a oficinas e workshops na quinta-feira (27), com conteúdos diversificados e oportunidades de aprendizado e experiências aos alunos. Dentre eles, a oficina “ABNT sem medo e sem complicação”, foi ministrada pela jornalista Georgia de Mattos.
O encontro ajudou a por fim nos medos e inseguranças dos estudantes, ocasionados principalmente pela realização da monografia nos últimos semestres da graduação. A padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas é válida para teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos, e obrigatória para todos os cursos, independente da área, e compreende uma série de detalhes e técnicas importantes, que costumam preocupar os estudantes.
Sobre os principais medos e dificuldades neste processo de escrita e pesquisa, a convidada destacou que, “por ser um trabalho com rigor científico, ele tem uma estrutura e um padrão, então é preciso seguir um projeto. Escolher um tema, qual objeto, qual recorte usar, quais os objetivos, cada passo da pesquisa precisa ser feito com muito cuidado e ter um objetivo claro. Então essa é a primeira dificuldade, compreender tudo isso e ler bastante sua bibliografia de elaboração de projeto, para entender que a estrutura precisa fazer sentido”.
Georgia comenta que uma outra dificuldade muito comum a todos é o processo de pesquisa do referencial teórico e a compreensão de linguagem do autor e de suas ideias,  muitas vezes, a leitura não é tão clara, a ideologia é confusa e a releitura inúmeras vezes, acaba sendo inevitável para que você consiga compreender de forma clara tudo que ele quer passar e extrair as informações pertinentes para sua pesquisa.
Georgia Mattos esclarece duvidas e medos
Ao terminar o mestrado, a jornalista lançou um curso de extensão na Universidade de Sorocaba, em que as normas da ABNT foram introduzidas e analisadas de forma prática. O curso era composto por quatro aulas presenciais com uma turma de 14 inscritos e foi bem avaliado. “Conversando com a professora Andrea, surgiu a oportunidade de trazer esta oficina para a Semana da Comunicação. Eu me lembro de quando era aluna de graduação, via essas normas com muita dificuldade. Então por que não?! Já que passei por isso e aprendi coisas que podem contribuir”.
De forma clara, didática e sensível às dificuldades de todos, Georgia explicou e exemplificou situações e regras das mais variadas, a fim de tornar este processo tido como assustador e confuso por muito alunos, um padrão simples e prático a ser seguido.
Para aqueles que não conseguiram aproveitar a oficina e têm interesse em buscar conhecimento sobre o assunto, a jornalista avisa que futuramente vai retornar à Uniso para ministrar um novo curso.
Texto e fotos: Jéssica Meira  – Agência Experimental de Jornalismo (Agencia/JOR Uniso)