Rogério Ferraz apresenta o cinema limítrofe de David Lynch no 12º Epecom

O 12º Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom) discutiu estudos na área de cinema e produções audiovisuais nesta terça-feira (25), com mediação da professora Mírian Cristina Carlos Silva, no auditório do Bloco F da Uniso. O Epecom é organizado anualmente pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade, do qual a professora Míriam é docente.
Participaram do debate o professor Laan Mendes de Barros (Unesp-Bauru), que falou sobre a experiência estética das narrativas audiovisuais da sociedade midiatizada e o professor Rogério Ferraraz (Anhembi Morumbi), que abordou o cinema limítrofe de David Lynch.
Ferraz reforça em sua tese de doutorado os recorrentes traços autorais nas obras de Lynch e explica detalhadamente as referências expressionistas alemãs que o artista transmite, não só nos filmes, mas em suas pinturas também, enquanto mostra o curta “The Alphabet”, que retrata o pesadelo sombrio de uma mulher, envolvendo a contínua recitação do alfabeto. Ele também apresenta trechos de outros filmes e algumas pinturas para concluir sua explicação.
12º Epecom recebe o professor Laan Mendes de Barros
 e o professor Rogério Ferraraz
O Epecom abriu espaço para alunos de graduação, além das palestras, participarem do GT Junior e poder, assim, mostrar seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas em iniciação científica. Atualmente, a inscrição é aberta apenas para graduandos da Uniso, mas a expectativa, segundo a coordenadora do programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura, professora Maria Ogécia Drigo, é que a partir do próximo ano, alunos de outras instituições também possam apresentar suas produções.
Ao final do debate, Drigo agradeceu a todos e afirmou acreditar que o evento “possibilita uma troca de conhecimento àqueles que exploram o campo de comunicação e cultura por dar voz para que pesquisadores de outras instituições também participem“. Ela ainda assegura: “Nós realizamos esse encontro desde o início do programa e ele vem se consolidando como um espaço de reflexão, de discussão, onde os alunos da Uniso, tanto da graduação quanto da pós-graduação, podem expor o resultado de suas pesquisas”.

Texto: Giúlia Henriane – Agência Experimental de Jornalismo (Agencia/JOR Uniso)
Fotos: Giúlia Henriane e Laura Souza – Agência Experimental de Jornalismo (Agencia/JOR Uniso)