Encontro de Pesquisadores e Semana da Comunicação discutem cenários e desafios

A Universidade de Sorocaba abriu oficialmente nesta segunda-feira (24) a 20ª Semana da Comunicação, evento realizado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e o 12º Encontro de Pesquisadores de Comunicação e Cultura (Epecom).

A abertura das atividades foi no auditório do Bloco F e contou com a presença do reitor, Rogério Augusto Profeta, que falou da importância da comunicação para a humanidade e sobre como é significativo o estudo da comunicação, principalmente pensando nos tempos atuais com os avanços tecnológicos. Também marcaram presença os professores, José Martins de Oliveira Júnior, pró-reitor administrativo, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Maria Ogécia Drigo, que falou da relevância dos temas escolhidos durante a semana da comunicação e sobre a aproximação da graduação, através do Epecom Jr, com trabalhos apresentados a partir de artigos e monografias feitos pelos alunos da Uniso durante a graduação.

Os trabalhos do encontro foram iniciados com a palestra do professor doutor João Carlos Massarolo, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que discorreu sobre a “Arte da construção e mundos transmídia” e ressaltou a abertura da Uniso para as temáticas atuais. Massarolo destacou o valor do corpo docente da universidade, “que tem preocupações mais atuais, mais contemporâneas, e eu acho que é por isso que ela começou a se destacar num conjunto das outras instituições”.

Massarolo também salienta a importância de se produzir conteúdo para multiplataformas “Hoje não dá mais para trabalhar com uma mídia só, isso é coisa do passado, pois hoje estamos sempre envolvidos, imersos nas mídias. Então quando você pensa em produzir por uma questão econômica e também pelo material que se dispõe, é sempre melhor pensar em multiplataforma, e o transmídia é a maneira de você pensar em conteúdo para o multiplataforma”.

Seguindo o tema central do 12º Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura: “Cinema e Produção Audiovisual”, Massarolo apresentou exemplos atuais do uso das plataformas e dos conteúdos transmídia e como se complementam e envolvem o público desde a produção, criação e veiculação. Os exemplos foram de produtos para público variado, desde o infanto-juvenil ao adulto, de formatos diversos, embasando as discussões nos trabalhos de autores como Henry Jenkins e Nuno Bernardo.

No período da tarde, o Encontro de Pesquisadores teve os Grupos de Trabalho com apresentação de participantes inscritos e discussões das pesquisas realizadas. A programação continua até esta terça-feira, dia 25.

Texto: Yan Andrade
Foto: Gabriel Viana