EventoProjeto IntegradorSorocaba

Quinta Edição do Projeto Integrador recebe mais de 10 mil pessoas na Uniso

Evento que reúne os trabalhos finais dos universitários para a disciplina “Projeto Integrador” cresce a cada semestre.

Por Nícolas Borba (Agência Focs – Jornalismo Uniso)*

Projeto Integrador 2024.1 – Foto: Agência Focs

A Uniso sediou no sábado (8/6), mais uma edição de atividades do Projeto Integrador. O evento ocorreu das 9h às 16h, na Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi e contou com apresentações feitas por 5.800 alunos dos mais de 53 cursos de graduação. Cerca de 11 mil pessoas estiveram presentes no dia do PI.

Todos os blocos da Uniso receberam apresentações com diversos temas e para diferentes públicos, em busca que os familiares, convidados e outros alunos aproveitassem o evento da melhor forma. Além das exposições dos trabalhos, uma praça de alimentação foi montada, com diversas opções de comidas e bebidas.

Alguns dos trabalhos apresentados

O curso de Terapia Ocupacional trouxe em seus trabalhos, a luta antimanicomial e o histórico dos hospitais psiquiátricos. Foi produzida uma agenda, com ilustrações feitas por artistas que passaram por esses hospitais. O lucro das vendas será revertido para o Centro Acadêmico.

Os alunos de Fonoaudiologia apresentaram as áreas de atuação dos profissionais desse segmento da saúde. São 14 áreas, entre elas a fonoaudiologia educacional, hospitalar e trabalhista.

Interação com o público – Foto: Agência Focs

Para essa edição do Projeto Integrador, os alunos do primeiro módulo de Design trabalharam com movimentos (surrealismo, dadaísmo, movimento punk e etc), cada grupo escolheu um movimento e produziu peças diversas inspiradas nele, expostas no LID do campus universitário.

A dupla de calouros Raissa Vitória e Gustavo Momberg, por exemplo, produziram o protótipo de um rádio, inspirado no movimento New Wave (talk head). “A caixa de som foi feita para ser uma contra convenção estética das caixas de som atuais. A ideia veio de uma característica do movimento New Wave de ir contra convenções já estabelecidas  na cultura e na estética.” informa Raissa.

Já os estudantes do terceiro módulo de Design trabalharam com a produção de cadeiras inovadoras, sob diferentes aspectos. Um dos grupos de alunos projetou uma cadeira que se transforma em mesa, visando a otimização de espaço, considerando a condição das pessoas que se mudaram recentemente e possuem pequenos espaços.

Um dos modelos de cadeiras apresentados pelo curso de Design – Foto: Agência Focs

No curso de Arquitetura, os alunos do quinto módulo focaram em propor mudanças para o espaço público, com ênfase na estrutura dos pontos de ônibus da cidade de Sorocaba. Na maquetaria, os estudantes puderam expor e apresentar os inúmeros projetos para os visitantes, que podiam votar no seu favorito na saída do espaço.

Evento para toda a família

Alunos do primeiro módulo de Publicidade e Propaganda prepararam um projeto para que os convidados do evento deixassem sua própria marca em um mural ao lado do Bloco B. Tintas spray estavam disponíveis para as pessoas e o mural se encheu rapidamente. O objetivo do projeto era desmistificar o conceito sobre arte, principalmente a arte de rua.

Mural feito por alunos de Publicidade e Propaganda – Foto: Agência Focs

O documentário sobre o projeto passava na sala de fotografia, ao lado do mural, onde os alunos entrevistaram diversos artistas de rua, inclusive o “Valtinho da 2”, um artista de rua muito conhecido em Sorocaba.

Outros alunos de Publicidade e Propaganda realizaram uma feira de adoção de animais. O estudante Alison Almeida, conta sobre a iniciativa de sua turma.

“Queríamos dar mais visibilidade ao trabalho da ONG CAPA, mostrar no nosso Instagram em conjunto ao deles, a importância da adoção responsável e consciente e concretizar isso tudo com a feira de adoção que foi realizada no dia de hoje no Projeto Integrador”. A feira teve um gato e quatro cachorros e todos foram adotados.

Para os estudantes do quinto módulo de Jornalismo, o desafio da disciplina neste semestre foi produzir um podcast comunitário. Foram cinco trabalhos realizados para diferentes comunidades (artistas independentes da RMS, mães atípicas, moradores do Jd. Dandara, alunos da Uniso e imigrantes latinos).

Além dos projetos apresentados, foram realizados brechós, sala de escape room, sorteios, projeto para as mães, feiras das nações entre outras atrações.

Próxima edição

A sexta edição do Projeto Integrador já tem data marcada: dia 7 de dezembro de 2024. É esperado que o público seja ainda maior, então, é recomendado que o público já se programe para aproveitar o evento da melhor maneira.

*Colaboração de: Alexandre Gonçalves, Amanda Lima, Ana Carolina, Ana Heloísa, Arthur Bueno, Caio Santucci, Eduarda, Isaac, Isabella Ribeiro, Isabely Sette, Júlio Ribeiro, Kauã Henrique, Lara , Lindsay Cardoso, Lucca Rasera, Milena Rodrigues, Nícolas Santos, Nicolle Adamecz, Raíssa Rosendo, Rayane Azevedo, Verônica Zanivan e Victor Matheus.

Confira a nossa galeria: