Missão diplomática dos EUA no Brasil promove discussão sobre Fake News
O “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa” foi comemorado no Centro Cultural Brasil Estados Unidos Sorocaba (CCBEU), durante os dias 6 a 11 de maio com atividades relacionadas às áreas da comunicação. Na última sexta-feira (11/05) foi promovido um encontro com jornalistas convidados para abordar o tema Fake News.
Para os estudantes de comunicação da Uniso foram oferecidas 25 vagas para o curso gratuito “English for Jornalism”, promovido pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil, o projeto faz parte das ações da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e envolvem todos os Centros Binacionais em território nacional.
Os convidados para falar sobre a problemática das notícias falsas foram três jornalistas: o professor do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba e diretor da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), Fernando Negrão Duarte, o apresentador da rádio Cruzeiro FM, Fernando Guimarães, e o assessor e editor-responsável pela Agência de Notícias SNEWS, Reinaldo Galhardo.
“A ideia de combinar os cursos de comunicação com os temas debatidos, veio pelo fato dos estudantes terem tudo na mão e estarem se preparando diariamente para isso, fortalecer esse olhar acadêmico é muito importante para a imprensa”, explica Noemi Benevenuto Fontão, coordenadora educacional da CCBEU Sorocaba.
Brincadeira com fake news é feita para descontrair o público |
Reinaldo Galhardo, é assessor da instituição e conta mais sobre a relação da embaixada americana e as unidades do CCBEU, “essa é uma ação internacional que a embaixada vem desenvolvendo em todos os centros binacionais, que são 34 no Brasil. E o trabalho da Noemi é propagar uma solução junto à comunidade, o fake news por ser um fenômeno muito perigoso capaz de provocar uma guerra, é o assunto do momento”, ressalta.
O locutor Fernando Guimarães diz como é feita a checagem de dados nos veículos de comunicação da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), “a checagem segue aquela mesma regra, do que se aprende na faculdade, com pesquisas, indo atrás das fontes que são ali descritas, identificar essa pessoa e perguntar a ela. Antes de fazer essa apuração nada vai ao ar, nossa apuração é muito detalhada em todas as partes que estão ali constando, a partir do momento que temos a confirmação do que é fake e o que é real, trabalhamos essa notícia para informar ao ouvinte ou ao leitor”.
Representando a Universidade de Sorocaba, Fernando Negrão, enfatiza a importância desta parceria, “a Uniso ser representada neste evento foi muito importante, por ser lembrada enquanto uma instituição que forma jornalistas éticos, sérios e comprometidos com a verdade. Como professor da instituição há 22 anos, ter a possiblidade de ver meus ex-alunos também serem convidados a participar desta palestra/debate é significativo, ver que nossos frutos geram resultados e que esperamos que continuem por gerações”, finaliza.
Convidados ganham lembrança simbólica da instituição |
Texto e Fotos: Stephanie de Paula/AgênciaJor