Uniso promove 27º EPIC e 22º ENEX com foco na inteligência artificial e na inovação
Por Beatriz Lippi e Kauã Bueno (Agência Focs – Jornalismo Uniso)
Nos dias 16 e 18 de outubro de 2024, a Universidade de Sorocaba (Uniso) realizou o 27º EPIC (Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica) e o 22º ENEX (Encontro de Extensão), eventos que já fazem parte do calendário acadêmico da instituição. Este ano, com o tema “Desafios das futuras gerações na construção do conhecimento”, os eventos evidenciaram os desafios trazidos pela inteligência artificial (IA), em especial no campo da educação e da pesquisa científica.
A programação contou com apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiência de projetos de extensão, sendo uma oportunidade para estudantes e pesquisadores compartilharem os resultados de seus projetos, bem como de participarem de discussões inovadoras e terem seus artigos publicados nos Anais dos eventos, em formato digital.
Abertura e mesa-redonda: Inteligência Artificial
A sessão de abertura do evento foi realizada na manhã do dia 16 de outubro com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, prof. dr. José Martins de Oliveira Junior, e das professoras dras. Cristiane de Cássia Bergamaschi e Silvana Maria Gabaldo Xavier, respectivamente, presidentes do EPIC e da Comissão de Extensão.
Na sequência, foi realizada uma mesa-redonda sobre o uso da IA com o prof. dr. Fabio Moraes e a profa. dra. Maria Angélica Lauretti Carneiro, que discutiram os desafios da aplicação dessa tecnologia na construção do conhecimento. A mesa foi moderada por Eric Diego Barioni que abriu a discussão destacando o impacto da Internet na criatividade humana, mencionando o receio de que a educação possa vivenciar um “apagão criativo”. Ele compartilhou suas experiências com a IA Gamma, uma ferramenta que ajuda na criação de apresentações, e trouxe exemplos práticos de interação com o ChatGPT, focando nas diferenças geracionais do uso da tecnologia.
Fabio Moraes aprofundou a análise sobre as IA generativas disponíveis no mercado, explicando como cada uma delas trabalha com diferentes modelagens e tipos de dados. Ele enfatizou o conceito de confabulação, alertando que a IA pode gerar respostas aparentemente corretas, mas sem base sólida na realidade, e destacou a importância da supervisão humana para evitar alucinações, quando a IA inventa informações.
Maria Angélica finalizou a discussão ao abordar a curadoria de conteúdos por IA, mostrando como essa tecnologia pode ser utilizada de forma criativa e consciente. Ela relatou como seus alunos utilizaram IA para criar um poema inspirado na obra “Chuva Abensonhada” de Mia Couto e apresentaram uma música desenvolvida pela inteligência SUNO a partir do mesmo conto.
Apresentações científicas e de extensão
No segundo dia, pela manhã, foram realizadas as apresentações orais dos trabalhos de extensão, com destaque para projetos nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Saúde.
À tarde, os estudantes do Programa de Iniciação Científica apresentaram os resultados de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas, Agrárias, Humanas, Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra.
O evento também deu espaço para estudantes do ensino médio, como os participantes do Programa de Pré-Iniciação Científica do Colégio Dom, que puderam mostrar seus projetos e ganhar experiência no mundo acadêmico.
Mesa-redonda: Experiências, possibilidades e desafios da pesquisa no universo acadêmico e profissional
Na tarde de sexta-feira (18), foram realizados de forma remota, via Teams, o encerramento dos eventos e a premiação dos trabalhos de Iniciação Científica, com a presença de professores e pesquisadores
A mesa-redonda “Interconexão de áreas: trocas de experiências, possibilidades e desafios para atuação no universo acadêmico e profissional” fez parte da sessão de encerramento e teve a participação de pesquisadores que relataram suas trajetórias acadêmicas, comentando dificuldades e compartilhando experiências vivenciadas ao longo das suas pesquisas.
Após a mesa-redonda, as alunas Beatriz Carolina Esquitini Lopes, Gabriela Correa Mercado e Larissa Oliveira Simões receberam a premiação de melhores trabalhos de Iniciação Científica do ano.