Livro “Blocos de Memória” coloca arquitetura nacional em debate

Com palestras, workshops, viagens e roteiro cultural, o X Semanão Uniso, promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba, promoveu o palestra e lançamento do livro “Blocos de Memória: Habitação Social, Arquitetura Moderna e Patrimônio Cultural”, no último dia 10. A autora é a professora Flávia Brito do Nascimento, da FAU/USP, doutora em Arquitetura e Urbanismo. O livro apresenta a patrimonialização da arquitetura nacional, tendo como objeto de estudo os conjuntos residenciais construídos no Brasil entre os anos de 1930 e 1964. Um dos focos do livro e da palestra foi a luta pela preservação do Conjunto Residencial do Pedregulho, no Rio de Janeiro.
“É importante que os alunos compreendam que há muitas coisas que merecem preservação, porque a gente mais destrói do que preserva. Temos que ter sensibilidade para esse tema porque as cidades brasileiras correm o risco de se tornarem pasteurizadas, caso não haja compreensão sobre a diversidade e a história da construção”, afirmou Flávia.
“Blocos de Memórias” possui 480 páginas e é dividido três partes: Moderno e Patrimônio, Habitação e Patrimônio, e Habitar o Patrimônio Moderno.
 Debate composto por arquitetos
Mesa-redonda
O X Semanão Uniso também realizou uma mesa-redonda com ex-alunas recém-formadas, que compartilharam suas experiências e desafios ao ingressar no mercado de trabalho.  A ex-aluna Karen Hergessel de Castro, uma das participantes, falou da luta para conquistar seu espaço, após a Graduação. “Comecei a procurar trabalho e a criar minha marca e identidade”. Hoje, Karen trabalha home office e divulga o que faz por meio das ferramentas do Facebook e Instagram.
Na mesa-redonda, foi abordada a importância do marketing na área, a aproximação com o cliente, o direcionamento pessoal e a situação econômica atual, enfatizando as dificuldades em tempos de crise. O evento aconteceu no dia 10 de agosto.
O X Semanão Uniso movimentou os estudantes, no início de mais um período letivo.  “É um momento muito rico, uma semana intensiva de imersão nas atividades que serão desenvolvidas ao longo do semestre”, conta o Coordenador do curso, professor Fabrício Linardi.

Texto: Maria Luiza/AgênciaJor
Fotos: Vinicius de Paula/AgênciaJor